Em homenagem à leitura...


...entre 14 e 18 de Março, decorre a Semana da Leitura, na Escola Secundária de Cantanhede. A Semana da Leitura é uma organização conjunta da Biblioteca Escolar, do Departamento de Línguas e da Associação de Pais e Encarregados de Educação.

Do conjunto de actividades, destacamos os “Encontros com...” nos dias 14 (segunda), 16 (quarta) e 17 (quinta), para os quais convidam
os todos os interessados.

Na segunda-feira, dia 14, teremos a presença do Prof. Doutor Filipe Araújo, professor auxiliar da Universidade de Coimbra e antigo aluno da Escola Secundária de Cantanhede. Conforme diz no seu resumo, «Nesta palestra apresentarei brevemente o percurso académico que fiz, desde que fui aluno da Escola Secundária de Cantanhede até hoje, como Professor Auxiliar no Departamento de Eng. Informática, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Questionarei algumas opções, que penso terem sido mais e menos acertadas. Farei uma exposição sobre as expectativas e remunerações que as pessoas com graus semelhantes podem esperar e sobre a importância da formação de base. Abordarei ainda a história recente da informática, do ZX Spectrum da minha infância à PlayStation 3: quais os grandes desafios que se colocam aos investigadores e à população em geral.».

Pensamos que terá todo o interesse para os alunos que estão a definir as suas últimas opções.

Na quarta-feira, dia 16, a Dra. Lurdes Boavida, antiga professora da Escola Secundária de Cantanhede, referir-se-á à virtude do conto, do reconto, do prazer da leitura e da escrita.

Na quinta-feira, dia 17, o professor Manuel Cidalino, com a sua experiência de leitor, escritor, professor em Portugal e em França, tratará a leitura para além daquilo que é o conceito habitual.

Durante a semana, decorre o bookcrossing, para o que se espera grande adesão.

Também voltarão a circular os cestos de livros e os marcadores, a fim de celebrar a leitura na semana que lhe é dedicada.

Enfim, são alguns motivos de interesse que - esperamos - levem a... mais leitura!

Comentários

Mensagens populares