a ciência também é cultura, na insustentável leveza dos ideais

 dia 5 de junho  [ecologia responsável, a propósito do dia mundial do ambiente] 

                                                                               
O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 5 de junho de cada ano. Esta data foi estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 15 de dezembro de 1972, durante a Conferência de Estocolmo, que tratou do tema Ambiente. Foi durante esta conferência que foi aprovado também o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

A criação desta data teve como objetivo principal a conscientização da população mundial sobre os temas ambientais, principalmente, aqueles que dizem respeito à preservação. Desta forma, a ONU procurou ampliar a atuação política e social voltada para os temas ambientais. Também foi intenção da ONU transformar as pessoas em agentes ativos da preservação e valorização do meio ambiente, percebendo que são responsáveis pelo planeta Terra e agentes de mudança.

Nesta data ocorrem diversos eventos pelo mundo. Palestras, campanhas educativas, documentários e eventos são realizados, em vários locais, com o propósito de despertar as pessoas para esta importante questão mundial.

       

A ONU designou 2014 como o Ano Internacional dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento. O Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano usará o mesmo tema, com um foco especial na questão da mudança do clima.

                                                 


O ser humano desencadeou um processo de destruição da vida, que, nas últimas décadas, se acelerou perigosamente. Vive-se a síndrome da poluição, da extinção, da escassez, da miséria e da fome. Constata-se a progressiva destruição da vida em todas as suas manifestações. Entre os principais problemas que denotam falta de respeito pela vida, destacam-se: a aplicação, sem discernimento, dos progressos científicos e tecnológicos, o gradual esgotamento do ozono e o consequente “efeito estufa”, que atinge dimensões críticas, a, extinção de animais, diminuição da biodiversidade, destruição das espécies vegetais e das florestas e outros. Essa postura irresponsável em relação à natureza e os consequentes desastres ecológicos ameaçam a espécie humana.

Num momento em que a Natureza se apresenta especialmente inquieta, com manifestações causadas ou não pelo Homem, mas que cobram um preço alto em vidas, tais como: furacões furiosos, enchentes devastadoras, deslizamentos letais, invernos glaciais, chegamos ao Dia Mundial do Meio Ambiente chamando não somente à reflexão, mas, principalmente, à ação de todos em defesa da vida.

                                                


 É preciso agir e agir agora, para minimizar os impactos da sociedade de hoje sobre as futuras gerações.
                            


Todos temos como contribuir, direta ou indiretamente, para que as sociedades caminhem rumo à sustentabilidade e para que a harmonia entre o desenvolvimento socioeconômico e a conservação da natureza deixe de ser mera utopia.

Cultivar um mundo sustentável para nós e futuras gerações é um compromisso de todos.
Com atitudes responsáveis em favor do planeta colaboramos para uma sociedade mais justa, ambientalmente equilibrada e economicamente prospera.

                                                                           


A harmonia entre o desenvolvimento socioeconômico e a conservação da natureza é essencial.
Preservar o meio ambiente é muito importante para que possamos ter um planeta saudável e rico em recursos naturais no futuro.
"O Planeta Terra é a ilha compartilhada por todos nós. Devemos nos unir e protegê-la."

                                                                      


 Quinta-feira dia 5 de Junho de 2014

                                                           


Paula Neves

Referências bibliográficas
Barros, J. de (s/d).Dia do meio ambiente e ecologia. Brasil Escola. Em http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-mundial-do-meio-ambiente-ecologia.htm

(s/a) (2014). Um dia dedicado às ações positivas pelo meio ambiente [dia mundial do ambiente] PNUMA. Disponível em http://www.unep.org/portuguese/WED/about/

Gomes, S. dos S. (s/d). Sintomas da crise ecológica. Emhttp://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/especiais/dia_do_meio_ambiente/ 

(s/a) (2013 , junho 3). Dia mundial do meio ambiente e ecologia. CESIF. Em http://www.vocerealmentesabia.com/2013/06/dia-mundial-do-meio-ambiente-e-ecologia.html

(s/a) (2013, junho 4). Dia mundial do meio ambiente. Biolugando. Disponível em. http://biolugando.blogspot.pt/2013/06/dia-mundial-do-meio-ambiente.html



Comentários

Mensagens populares