Sermão

No âmbito do estudo da obra “Sermão de Santo António aos Peixes”, de Padre António Vieira, os alunos da turma AV, do 11.º ano, foram desafiados a interpretar, de forma crítica, através da linguagem icónica, algumas das passagens mais significativas desta obra, em articulação com a disciplina de Desenho A.
Tratando-se de uma atividade de articulação curricular, pretendeu-se que os trabalhos refletissem os conhecimentos adquiridos no contexto das duas disciplinas, tendo em vista a sua intenção comunicativa, veiculada sob forma plástica. Por outro lado, podemos considerar que esta estratégia, em termos de abordagem do texto literário, obrigou os alunos a entrarem realmente nas palavras de Vieira, para depois as reproduzirem visualmente, de forma expressiva e crítica, segundo a sua própria perspetiva.

Ninguém consegue ficar indiferente perante a força das palavras de Vieira, tanto mais que a intencionalidade crítica da sua mensagem permanece perfeitamente atual. Só um artista da palavra como este autor conseguiria expressar com tal mestria, sob forma alegórica, a revolta incontida face às injustiças sociais. A antropofagia social surge, na obra, com uma veemência tal que não deixa ficar indiferentes aqueles que ainda acham que a literatura é coisa do passado. Nos sermões de Vieira, a palavra é persuasão, é política, é religião, é desafio, é argumento e visão, é paixão pelas grandes causas, mas é também a arte de bem falar e o espetáculo da comunicação.
Ora, só pode comunicar quem tem algo a transmitir. Assim, partindo do princípio de que os alunos compreenderam a mensagem veiculada pelo texto literário, foi-lhes então pedido para expressarem essa mesma mensagem, enquanto criadores de um novo texto, desta vez icónico. As imagens traduzem inequivocamente as palavras de Vieira e a intenção comunicativa dos autores dos trabalhos realizados, quer de forma implícita quer explícita.
Esta atividade proporcionou aos alunos de Artes a possibilidade de encararem o texto literário como uma fonte de inspiração para futuros trabalhos, na sua área vocacional, dependendo da(s) leitura(s) que este possa oferecer, tendo sempre em conta a responsabilidade que implica o ato de criação, seja ele de que natureza for.
Madalena Toscano


Comentários

Mensagens populares