[comemorações] 120.º aniversário do bailado "O Quebra-Nozes" (TCHAIKOVSKY)




Simplesmente lindo!
O doodle que a Google apresenta hoje não podia ser mais bonito e oportuno.

O conto de natal de Ernst Theodor Amadeus Hoffmann, publicado em 1881, deu origem a um bailado com música de Tchaikovski.

A ação decorre no século XIX, na Europa Oriental, na casa de Jans Stahlbaum, que passa a noite de Natal com a família e os amigos. Estes são aguardados com grande expectativa por Clara, Louise e Fritz, filhos dos donos da casa, ansiosos por prendas.
Clara recebe do padrinho, Drosselmeyer, o grande animador da festa, um lindo quebra-nozes em forma de soldado. Os irmãos, com inveja, tiram-lhe o presente, acabando por danificá-lo. O padrinho para consolar a afilhada, que ficara triste com o sucedido, garante-lhe que tudo se resolverá.
Terminada a festa, vão todos dormir. Clara acorda e vê que o Queba-Nozes ganhara vida. Como, na sala, havia barulho de ratos, o soldadinho convoca os seus companheiros para lutar contra eles e o seu rei. Depois de matar o rei, Quebra-Nozes transforma-se num Príncipe e leva Clara a conhecer o Reino das Neves e o dos Doces. Neste último, a Fada Açucarada organiza uma festa, onde dançam todas as figuras do reino, em homenagem à menina. Por fim, Clara e o Príncipe regressam a casa.
Clara acorda, apercebendo-se de que tudo não passara de um sonho maravilhoso.


É uma forma bonita de "contar" (n)o Natal, porque a magia encantatória da música clássica consegue trazer, a esta época, a fantasia e o sonho.

O bailado completo pode ser visto aqui .

Deixamos um pouco do bailado, no formato que os mais pequeninos gostam (um excerto da Disney Fantasy).




Bons contos, boas histórias e BOAS FESTAS!

Comentários

Mensagens populares