mudam-se os tempos, "mudam-se as tabuadas"




Quem se recorda desta imagem?
Era com esta ferramenta de aprendizagem (um livrinho pequenino, em papel) que os mais pequenos eram iniciados nas operações de adição, subtração, multiplicação e divisão. A principal (e a que mais atormentava alunos e professores) era a tabuada da multiplicação. Todavia, sabê-la era (e continua a ser) muito útil quer na aprendizagem escolar, quer na vida para além da escola.

E o método para a aprender?
Sim, era através da memorização, tão apoiada na cantilena ritmada. E, quem melhor a soubesse, mais facilmente se via livre de problemas como estes:





Mudaram os tempos, mudaram os métodos e até os suportes dos recursos e das ferramentas de aprendizagem são in/discutivelmente mais interessantes. Embora a tabuada mantenha o seu lugar cativo na aprendizagem, cantada ou nem por isso, os contextos de aprendizagem, num mundo cada vez mais digital, são também apoiados por sedutoras aplicações digitais a que o fascínio dos mais jovens não resiste. E se essa tecnologia os acompanha diariamente, por que não aproveitar-lhe as potencialidades para provocar aprendizagem?





É uma aplicação gratuita para iPhone e iPad, que favorece a aprendizagem da tabuada e desenvolve o cálculo mental.
A aplicação está construída na lógica de gameplay e está estruturada em 11 níveis de dificuldade, o que torna mais desafiante a resolução de problemas.




Porque aprender matemática também pode ser divertido!





Comentários

Mensagens populares