Origem da vida



Hoje em dia a atmosfera nada tem que ver com a atmosfera primitiva, como provou Stanley Miller, em 1953, com a sua experiência. Nessa experiência de simulação das condições da atmosfera primitiva, Miller obteve um líquido amarelo e verde (caldo de aminoácidos) e provou a existência de ácidos gordos, açúcares e outros compostos orgânicos. A experiência de Miller repetida mas com o conhecimento de novos dados veio demonstrar que afinal a atmosfera primitiva era menos reativa que a atmosfera de Miller. O grande problema não consiste em criar aminoácidos, mas sim em criar as proteínas. As proteínas obtêm-se através do encadeamento de aminoácidos encontrando-se em grande quantidade e diversidade no corpo humano. Segundo todas as leis da probabilidade não deviam existir proteínas pois estas são bastantes complexas.

Para a produção de seres vivos são necessários 20, dos 22 aminoácidos naturais existentes na Terra. As proteínas são entidades complexas vitais para a vida, para serem úteis precisam reunir aminoácidos numa determinada sequência mas de nada serve se esta não se conseguir copiar a si própria. Para resolver este “problema” existe o ADN (apelidado de mágico da replicação).



As proteínas não podem existir sem o ADN e, por sua vez, o ADN nada serve sem as proteínas. Aparecem simultaneamente com o objetivo de se apoiarem mutuamente.
O ADN, as proteínas e os outros componentes da vida não poderiam subsistir sem uma membrana que os protegesse, formando células. Nenhum átomo ou molécula consegue adquirir vida sozinho. Sem as células, as proteínas não são nada mais do que substâncias químicas e sem químicos a célula não tem sentido.

Alguns cientistas defendem que provavelmente existiria uma espécie de processos cumulativos de seleção que permitiram que os aminoácidos se juntassem aos bocados.
Na realidade, as reações químicas associadas à vida são bastante banais. Pode ser impossível para nós (humanos) criá-la, em laboratórios mas o universo encarrega-se disso.
Na natureza poderíamos formar um ser humano através de simples compostos orgânicos tais como: carbono, oxigénio, hidrogénio e azoto. Como podemos observar não há nada de especial nas substâncias de que são feitos os seres vivos.

Os monómeros não se transformam em polímeros, exceto quando a vida foi criada. A vida terá surgido muito cedo na Terra, tão depressa que levou os cientistas a achar que teria sido trazido através do espaço (meteoritos). No entanto, existem diferenças entre a vida passada e a vida atual.

A vida terá surgido há cerca de 3.5 mil milhões de anos surgindo no mar (bactérias).
As bactérias foram também muito importantes para a criação da fotossíntese, através da captação de moléculas de água fixavam o carbono e libertavam oxigénio como desperdício.

As rochas da Austrália forneceram dados muito importantes aos cientistas pois são as rochas mais antigas que contiveram colónias de seres vivos. Estas rochas chamam-se de estromatólitos. Os estromatólitos têm sido resistentes a todas as alterações continentais como as tectónicas. Em suma, era a Terra mas uma Terra que não conheceríamos como nossa.

 
Fig 1 - Estromatólitos




Referências bibliográficas

Bryson, B. (2010). Breve História de quase tudo (4.ª ed.). Lisboa: Quetzal Editores.

Clearly, S.(2016, agosto 30). Can Science Explain the Origin of Life? Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=fgQLyqWaCbA&feature=youtu.be

Cid, M. (s/d). Dome shaped. Disponível em  https://stromatolites.weebly.com/uploads/2/1/4/7/21473714/8440629_orig.jpg



Comentários

Mensagens populares