a ler...



... Os Miseráveis, de Victor Hugo. Um clássico de convicção, humanismo e coragem.


Com a França de meados do século XIX como pano de fundo, Os Miseráveis é um romance social marcado por uma vasta análise de costumes, revelando uma grande complexidade tanto ao nível da escrita, como da própria intriga, misturando-se intimamente realismo e romantismo.
Num contexto histórico que cobre o período entre a batalha de Waterloo e as barricadas de Paris, Vítor Hugo apresenta-nos a história de Jean Valjean, um popular prisioneiro condenado por ter roubado um pão e cuja pena será agravada por tentativa de evasão. Em vez de ser reeducado pela justiça humana para a vida civil, é endurecido no mal.

Esta história imbuída de misticismo e maravilhoso é, antes de mais, uma denúncia de todo o tipo de injustiças, espelhando, de forma exemplar, as contradições e grandezas daquele século.

... no cinema, já está em exibição o filme, numa adaptação do célebre musical baseado na obra homónima do escritor Victor Hugo. A dimensão social do romance, dos desgraçados da vida que lutam contra tudo e todos por um futuro melhor, proporciona momentos de reflexão, num tempo que parece querer trazer de volta, ao velho continente, a miséria da Europa do século XIX.

Do enlenco destacam-se nomes como Hugh Jackman, Russell Crowe, Anne Hathaway, Amanda Seyfried, Helena Bonham Carter e Sacha Baron Cohen que dão voz a bonitos temas musicais: “I Dreamed a Dream”, “Bring Him Home”, “One Day More” e “On My Own”.





Livro recomendado no Plano Nacional de Leitura para os 7.º, 8.º e 9.º anos de escolaridade, destinado a leitura autónoma.

Pode aceder aos 5 volumes do livro original aqui (.pdf ), ou fazer download do audiobook a partir daqui .


Qualquer que seja o formato, votos de boas leituras!

Comentários

Mensagens populares