[continuando] pelos caminhos das ciências [1]


A sociologia é uma ciência social que estuda os fenómenos sociais, utilizando, para isso, diversas metodologias científicas. Pode-se dizer que a sociologia existe há muito tempo. Auguste Comte foi quem se encarregou de dar forma ao conceito de sociologia, em 1838, por ocasião da apresentação do seu Curso de Filosofia Positiva. 

Ao longo dos anos foram muitos os autores que contribuíram para que a Sociologia se transformasse no que conhecemos hoje. Sem dúvida que os mais conhecidos são Max Weber , Émile DurkheimKarl Marx . No entanto, existem outros autores, cujo contributo marcou a Sociologia, nomeadamente: Erving GoffmanGeorge FriedmanGeorge SimmelHoward BeckerJurgen HabermasMarcel MaussNorbert EliasPierre BourdieuTalcott ParsonsWilliam Dubois, entre outros.

Anthony Giddens é um sociólogo da atualidade, reconhecido internacionalmente pelas suas obras. 



Sociologia é uma das obras mais completas, que aborda vários temas da sociologia. É conhecida, entre os estudantes, como a “Bíblia” da Sociologia, pois nela podemos encontrar a abordagem de muitas teorias e metodologias sociológicas.
O autor publicou muitas outras obras. Destacam-se, aqui, as “Novas Regras do Método Sociológico”, “As consequências da Modernidade”, “A terceira via”, “Capitalismo e Moderna Teoria Social” e “Teoria Social Hoje”. 



Em Portugal, ao longo dos anos, muitos têm sido os autores que contribuíram para o estudo da sociedade portuguesa e para o desenvolvimento da sociologia enquanto ciência. Boaventura de Sousa Santos será o autor português mais conhecido. Das suas obras destacam-se “Um discurso sobre as Ciências”, “A Globalização e as Ciências Sociais”, “Conhecimento Prudente para uma Vida Decente” e “A crítica da razão indolente”.


Ao longo dos anos, foram criados vários centros de estudos e revistas da especialidade, nas principais universidades, que podem ser consultadas, nomeadamente:


Cristiana Dias Almeida
(texto e sugestões de leitura)    

Comentários

Mensagens populares