por falar em economia...



A Economia é uma ciência social com pouco mais de dois séculos. Foi com Adam Smith (1723 -1790) que a economia começou a despontar e isso está patente no seu livro “A Riqueza das Nações”, sendo, por isso, considerado este autor o pai da Economia. Já Paul Samuelson (1915-2009), através de um legado de várias obras, é considerado o pai da Economia moderna.
Para Samuelson, a Economia estuda o modo como as pessoas e a sociedade decidem empregar recursos escassos, que poderiam ter utilizações alternativas, para produzir bens variados e para os distribuir para consumo, agora ou no futuro, entre os vários indivíduos e grupos sociais.
Tomando a definição de Samuelson, podemos considerar os pontos seguintes, que nos permitirão entender a necessidade da ciência económica na organização das sociedades.
  • É dado como certo que as condições económicas nos afetam muito durante toda a nossa vida. Afetam a nossa maneira de viver, aquilo que comemos, se vamos ou não para a faculdade, qual o tipo de emprego que obtemos e quanto ganhamos. As condições económicas afetam a paz e a estabilidade das sociedades.
  • Os problemas de desemprego e dos mercados financeiros enchem os nossos jornais e programas de noticiário.
  • No nosso mundo complexo de hoje, é praticamente impossível ser cidadão responsável, sem algum entendimento de questões e princípios económicos.  Esta responsabilidade social é focada por Amartya Sen, na sua extensa obra, de que se destaca o livro “Desenvolvimento como Liberdade”
  • A escassez é o problema fundamental de cada sociedade, já que os recursos são escassos, as quantidades de bens e serviços que podem ser produzidos também são escassas. Sem escassez não haveria necessidade de estudar a Economia.

O estudo da Economia faz-se através de duas abordagens: a da Macroeconomia e a da Microeconomia.
A Macroeconomia estuda o nível agregado da atividade económica, como o nível do produto total, o nível de rendimento nacional e o nível total de emprego, vistos como um todo. No mundo da Macroeconomia destaca-se o nome de Keynes.
A Microeconomia estuda o comportamento económico das unidades de decisão individuais, como os consumidores, os possuidores de recursos e as empresas.




São muitos os males que assombram a opulência, sem precedentes, do mundo em que vivemos: a pobreza extrema, a fome coletiva, a subnutrição, a destituição e a marginalização sociais, a privação de direitos básicos, a carência de oportunidades, a opressão e a insegurança económica, política e social. Amartya Sen diagnostica que lhes subjaz uma natureza comum: são variedades de privação de liberdade.
Através de uma análise que releva a dimensão ética e política de problemas económicos cruciais, o autor apresenta aos leitores não-especialistas as vantagens teóricas e práticas de uma ideia radical: o desenvolvimento é essencialmente um processo de expansão das liberdades reais de que as pessoas desfrutam.



Porque é importante saber mais:





Aprender de forma lúdica, quase sempre agradável e motivador, pode ser, também, um meio para saber mais sobre economia. Aproveita e dá uma volta pelo site Keynes for kids ,  onde [embora em Inglês] podes aprender mais sobre economia e alguns termos com que diariamente convivemos.

Eugénia Fonseca       
(texto e sugestões de leitura)

Comentários

Mensagens populares