nas páginas da História...


                                        De agora em diante, nos céus da Europa voará a grande bandeira das nações e a paz entre as nações.

Josef Stalin

... revisitamos, hoje, o dia 8 de maio de 1945. Às 15:00 horas, os sinos de todas as igrejas francesas assinalavam oficialmente o fim da guerra, enquanto o general De Gaulle anunciava: «A guerra foi vencida. Eis aqui a vitória. É a vitória das Nações Unidas e é a vitória da França». Em Berlim, a capitulação alemã era assinada pelo marechal Wilhelm Keitel e assim se punha, oficialmente, fim a uma agonia de seis longos anos que roubaram a vida a dezenas de milhões de pessoas.


Milhões rejubilaram de alívio e de esperança.
E eram imensos os motivos de tanta euforia. 
Porque eram de horror as páginas que se viravam.




É, por isso mesmo, importante re(vi)ver as páginas da memória, que frequentemente revela tendência para ser curta, para que não volte a repetir-se a História, para que aprendamos o verdadeiro valor da Vida, para que tenhamos real consciência do Ser. Saber como tudo começou, saber por que começou e agudamente se complexificou , saber como se conjugaram esforços para desencadear o princípio do fim , permite refletir sobre a ambição e a maldade do Homem, o único animal que mata por prazer. Porque nesta história, como sempre acontece em todas, não houve apenas culpados e inocentes. Porque nesta história, como sempre acontece em todas, houve também responsáveis, bastantes, que, normalmente, nunca estão sós, nunca se mantém por si só e dificilmente convivem com perdas. 

Para saber mais 

[olhando de fora]




[vivendo e sofrendo, por si e pelos outros


 "...to remain silent and indifferent is the greatest sin of all..."


O seu livro mais conhecido, Noite, é um relato pessoal e impressionante sobre a crueldade e a maldade humanas, que não conhecem limites. É a história de um jovem judeu que se torna testemunha impotente do horror nos campos de concentração, nos quais perde a família, a inocência e a fé.

Dia conta a história de um jovem jornalista de nome Eliezer, que se atravessa à frente de um táxi. Será um acidente ou a tentativa de suicídio de uma alma atormentada pelos horrores que sofreu nos campos de concentração alemães? Dividido entre o desejo de viver e de morrer, Eliezer tem de alcançar a paz interior que lhe permita aceitar e ultrapassar o horror de que ele, a família e amigos foram vítimas.

Estes e outros livros (e também vídeos e DVDs), sobre o tema inesgotável que continua a ser a Segunda Guerra Mundial, podem ser requisitados na Biblioteca Escolar Clara Póvoa.

Comentários

Mensagens populares