nas páginas da História: lembrar o passado, pensar o presente


dia 27 de outubro de 1949 [Egas Moniz recebe o prémio Nobel]


António Caetano de Abreu Freire Egas Moniz nasceu em Avanca (Estarreja, Aveiro) no dia 29 de Novembro de 1874.  Foi médico, neurologista, investigador, professor, político e escritor. 

Em 27 de Outubro de 1949 foi galardoado com o Prémio Nobel de Fisiologia ou Medicina, partilhado com Walter Rudolf Hess. Foi também agraciado com a Grã-Cruz da Ordem da Benemerência e a da Ordem de Santiago da Espada.

Faleceu em Lisboa em 13 de Dezembro de 1955.

O Prémio Nobel foi atribuído na sequência dos seus estudos na lobotomia  (ou leucotomia), uma intervenção cirúrgica no cérebro em que são seccionadas as vias que ligam os lobos frontais ao tálamo e outras vias frontais associadas. Esta técnica cirurgica foi utilizada no passado em casos graves de esquizofrenia.

Foi a primeira técnica de psicocirurgia, ou seja, a utilização de manipulações orgânicas do cérebro para curar ou melhorar sintomas de uma patologia psiquiátrica (em contrapartida à neurocirurgia que se ocupa de doentes com patologia orgânica direta ou neurológica).  


Egas Moniz formou-se em Medicina na Universidade de Coimbra em 1898, na qual foi nomeado professor em 1902. A partir de 1911 e até 1944 passou a ocupar a recém-criada cadeira de Neurologia da Faculdade de Medicina de Lisboa, onde foi o primeiro professor.




Em 1927 efectuou a primeira angiografia cerebral no homem. Este novo processo permitiu obter em películas radiográficas a imagem dos vasos sanguíneos intracranianos e constituiu o maior progresso da cirurgia cerebral dos últimos 50 anos. Egas Moniz levou à criação da cirurgia vascular no encéfalo e trouxe uma contribuição fundamental para os diagnósticos dos tumores cerebrais. Este processo de diagnóstico também se revelou importante no tratamento dos traumatismos cranianos, porque indica com segurança a presença de hematomas.
Rui Godinho

Páginas electrónicas consultadas em 27.10.2013:                                                          
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B3nio_Egas_Moniz
http://www.infopedia.pt/$egas-moniz-%28medico%29;jsessionid=4AssgltG6dG3NOhIuu-pew__

Comentários

Mensagens populares