Philip Roth, um escritor controverso


 ... a ler


Fig. 1 - O escritor Philip Roth
Philip Milton Roth nasceu em Newark, Nova Jersey, a 19 de março de 1933. É um romancista norte-americano de origem judaica, considerado um dos maiores escritores norte-americanos da segunda metade do século XX. É conhecido pelas suas referências provocadoras sobre a identidade judaica e americana. É considerado, por muitos críticos, como um “agitador literário” (“literary troublemaker”).

Philip Roth cresceu junto com o seu irmão, Sandy, no seio de uma família judaica da classe média. Iniciou a sua carreira literária ainda na universidade. Após ter frequentado, por pouco tempo, a Universidade de Rutgers, mudou para a Universidade de Bucknell, onde iniciou uma revista “Et Cetera”. Alguns dos seus primeiros contos foram publicados nesta revista.

Após a graduação em 1954, Roth serviu durante algum tempo o exército americano e mesmo como soldado, continuou a escrever.

Mais tarde frequentou a Universidade de Chicago. Mostrando-se, desde cedo, um escritor controverso, Roth enfureceu um número de leitores judeus com o conto “Defender of the Faith”, publicado no “ The New Yorker”, em 1957. “Fui de repente rotulado de anti-semita, o que detestei toda a minha vida e um anti judeu”, explicou Roth mais tarde ao “The New York Times”.

Muitas das suas obras refletem os problemas de assimilação e identidade dos judeus dos Estados Unidos.

 É conhecido sobretudo pelos romances, embora também tenha escrito contos e ensaios.
Entre as suas obras mais conhecidas encontra-se a coleção de contos “Goodbye, Columbus”(“Adeus Columbus”), de 1959 e a novela “Portnoy's Complaint” (“O Complexo de Portnoy”), de1969, que o mergulhou numa profunda controvérsia. Esta obra foi considerada escandalosa.

A sua  “Trilogia Americana”, publicada na década de 1990, composta pelos contos “American Pastoral” (“Pastoral Americana”) (1997), “ I Married a Communist” (“Casei com um comunista”) (1998) e “ A Mancha Humana” (“The Human Stain”), 2000.



Esta obra encontra-se disponível na Biblioteca Escolar Clara Póvoa e é um romance avassalador e completamente absorvente, não tem paralelo em nada do que Rolth jamais escreveu.

Grande parte da obra de Roth explora a natureza do desejo sexual e a auto compreensão. A marca registrada da sua ficção é o monólogo íntimo, dito com um humor amotinado e a energia histérica por vezes associada com as figuras do herói e narrador de “Portnoy’s Complaint” (“O complexo de Portnoy”), a obra que o tornou conhecido.

Recebeu o Prémio Pulitzer de Ficção por “American Pastoral” (“Pastoral Americana”) em 1998. É conhecido sobretudo por seu “outro eu”(“alter-ego”), Nathan Zuckerman protagonista de diversos de seus livros.

É o único autor americano a ter as suas obras completas publicadas em vida pela “Library of America”, que tem como missão editorial preservar as obras consideradas como parte da herança cultural americana.

Recebeu vários prémios ao longo da sua vida, entre os quais o prestigioso Prémio “Internacional Man Booker” em 2011 e o 2012 Prémio Príncipe das Astúrias de Literatura . Em outubro do mesmo ano, em entrevista à revista francesa “Les Inrockutibles”, anuncia que abandona a carreira de escritor, sendo “Nêmesis” o seu ultimo trabalho.

Numa rara entrevista exclusiva em vídeo ao Sabático, em 2010, o romancista Philip Roth fala da escrita, da preocupação com a morte e do desejo de escrever um só livro até morrer.



“Quando Philip Roth disse à revista francesa “LesInrockuptibles” que abandonaria a literatura, em novembro de 2012 - “a verdade é que cansei” -, a descrença foi generalizada. Certamente um romancista como Roth não podia estar falando sério. Bem, ele estava.”
Luísa Torres


Para saberes mais sobre este autor...
* vê a sua biografia e obra no Portal da Literatura
* na Goodreads encontras uma lista das suas obras e a apreciação dos leitores
* no jornal britânico The Guardian encontras vários artigos dedicados a obras do autor
* na Paris Review podes ler uma extensa entrevista ao autor.



Comentários

Mensagens populares