[a ciência também é cultura] a investigação aqui tão perto...


... Biocant estuda microbioma natural presente na videira

    O Biocant - Centro de Inovação em Biotecnologia de Cantanhede –, primeiro parque de biotecnologia em Portugal, é uma combinação única de unidades de investigação e de empresas na área das Biociências, com forte empenho na educação para a ciência e no empreendedorismo, e promovendo o desenvolvimento de uma economia baseada no conhecimento.


    Num estudo agora publicado, os investigadores do Biocant recolheram amostras de folhas de videira, numa vinha piloto cultivada na região da Bairrada, para caracterização do microbioma natural presente na videira durante todo o seu ciclo vegetativo. O microbioma é um conjunto representativo do genoma de muitos organismos que existem em comunidade e podemos considerar genoma todo o material genético do ser vivo. 


    Na vinha, a presença de comunidades microbianas, tanto fungos como bactérias, é especialmente importante: o equilíbrio destas comunidades é fundamental para garantir a saúde e vitalidade da planta, o que se repercute na qualidade das uvas, no rendimento da produção, no processo fermentativo e, por conseguinte, na quantidade e na qualidade do vinho produzido.
  O microbioma da videira caracterizou-se pela copresença de micro-organismos fitopatogénicos (causadores de doenças nas plantas) e benéficos. Os micro-organismos mais abundantes foram um fungo (Aureobasidium), considerado como agente fitoprotetor das plantas, e as bactérias pertencentes a uma família cujo nome científico é Enterobacteriaceae.
    Durante o ciclo vegetativo, as comunidades microbianas revelaram-se extremamente dinâmicas e a biodiversidade presente variou ao longo do tempo: a biodiversidade de fungos e leveduras diminuiu com a evolução do ciclo vegetativo, o que constituiu uma oportunidade para a proliferação da comunidade de bactérias.          
   Na base da explicação da diminuição da biodiversidade eucariota (seres vivos com células caracterizadas por possuírem um núcleo individualizado, delimitado por um invólucro celular que encerra o material genético) surge a aplicação dos tratamentos químicos que, para além de afetarem a biodiversidade, afetaram, simultaneamente, a abundância dos microrganismos fitopatogénicos e benéficos.

    Verifica-se, assim, que o controlo químico dos agentes causadores de doença também influencia as comunidades dos micro-organismos benéficas para a planta, que depois têm maior dificuldade em se restabelecer. Assim, estes tratamentos causam um desequilíbrio grave no ecossistema microbiano da vinha.
    Este é o primeiro estudo que caracteriza o microbioma natural presente na videira e, dada a sua importância, permite analisar pormenorizadamente as interações estabelecidas entre micro-organismos e planta, bem como o equilíbrio do micro ecossistema, o que constituirá uma forte contribuição para o melhoramento das estratégias de gestão da vinha.

   O estudo foi realizado por investigadores da Unidade de Genómica do Biocant, liderada pela Doutora Ana Catarina Gomes, e enquadra-se na linha de investigação do Biocant exclusivamente dedicada à Vinha e ao Vinho.


A viticultura faz parte da identidade de Portugal e é uma das atividades agrícolas mais importantes do país.

Paula Neves

Comentários

Mensagens populares