Um sorriso

 Sorriso… Um sorriso não é só uma expressão facial em que há movimento dos lábios, nem um ato ou efeito de sorrir tal como é definido pelo dicionário, mas sim uma das armas mais fortes e indecifráveis que o ser humano tem.

A maior parte de nós, quando pensa em sorriso, associa logo a felicidade e bem-estar, mas nem sempre isso acontece. Muitas vezes, por detrás de um sorriso, pode estar solidão e um grande sofrimento camuflado.

Provavelmente, muitos de nós ainda não tinham pensado como um movimento tão simples e natural é tão importante e tão capaz de mudar de imediato o nosso dia aborrecido. Lembro-me do sorriso de um bebé quando vê a mãe, o sorriso de surpresa ao reencontrar um amigo, ou o sorriso mais misterioso da história, o sorriso da Mona Lisa.

Um sorriso quebra barreiras, consegue acalmar o nosso medo face a pessoas ou situações desconhecidas. O sorriso esconde em si uma energia positiva que nos ajuda a ir mais além.

Mas hoje… hoje todos pensamos na falta que nos faz ouvir aquele “bom dia”, até mesmo do colega mais chato, com um enorme sorriso no rosto.

Dado que os nossos sorrisos estão realmente escondidos, tivemos de aprender a expressar-nos com o olhar, nomeadamente a sorrir. O olhar, outro gesto tão simples, assume agora uma nova importância e um outro valor. A expressão, tão nossa conhecida e sobre a qual nunca tínhamos refletido verdadeiramente, “os olhos são o espelho da alma”, encaixa-se perfeitamente no momento que estamos a viver. Em cada dia que passa, temos de aprender a “ler os olhos” e a reconhecer neles sentimentos e emoções que a máscara teima em esconder.

Penso que agora todos chegámos à conclusão que tanto um simples sorriso, como um simples olhar é capaz de mudar a vida das pessoas com quem nos cruzamos.

Espero, em breve, poder voltar a ver e apreciar o sorriso de todos. Sei – agora – que saberei dar-lhe o devido valor, da mesma forma que aprendi a dar valor à expressão contida em cada olhar.

Ana Rita da Silva Dinis, 11.º CT3

Texto produzido na disciplina de Português, sob a orientação do professor Paulo Melo. 

 

 

 

Comentários

Mensagens populares