Diálogos possíveis, 2021

 

(veja os trabalhos dos alunos aqui)

A atividade Diálogos Possíveis foi desenhada no âmbito do estudo de Fernando Pessoa ortónimo e respetiva heteronímia, tendo como objetivo principal colocar os alunos em situação de comunicação, simulando um possível diálogo entre o autor e as várias personalidades que o habitam.

É interessante verificar que, por muitas voltas que se dê ao texto/ diálogo, há sempre um regresso de Fernando Pessoa a si mesmo, isto é, as várias tentativas do autor para fugir de si próprio não passam de máscaras destinadas a esconder o drama em gente que a sua poesia transmite e à qual ninguém fica indiferente. No fundo, também nós sentimos, por vezes, as suas palavras como nossas, só não as sabemos dizer como ele as disse ou escreveu. “Sentir? Sinta quem lê!”, não é verdade?

O desafio foi precisamente este: sentir Pessoa, tentando colocar os alunos na sua pele, com base nos conhecimentos adquiridos. A melhor forma de aprender é saber manusear a informação adquirida e transformá-la em informação nova. O que se pretende com este tipo de trabalho é, por um lado, obviamente, a consolidação, dos conteúdos literários, mas também proporcionar aos alunos um momento de prazer pela escrita e pela palavra dita, já que esses trabalhos se destinam a ser dramatizados. São momentos de partilha em que a sala de aula se transforma em sala de espetáculo e em que os alunos se assumem como verdadeiros atores.

A partir do momento em que nos sentimos autores dos nossos próprios projetos, é maior, sem dúvida, o empenho que colocamos no trabalho a realizar, pois todos nós queremos estar à altura dos magistrais versos de Ricardo Reis “ Sê todo em cada coisa. Põe quanto és/ No mínimo que fazes, / Assim em cada lago a lua toda / Brilha, porque alta vive.”

Madalena Toscano

Comentários

Mensagens populares