“O diabo e a gemada”, de Sveva Casati Modignani


[a ler]    

         

Neste livro autobiográfico, Sveva Casati Modignani convida-nos a descobrir como era viver uma infância pobre na Itália fascista de Mussolini de uma forma diferente: através da cozinha.

Ao longo do livro, a autora vai, a partir das receitas que dão título aos vários capítulos, contando e comentando vários episódios marcantes que moldaram o seu jeito natural de ser e ver aquilo que a rodeia. Durante estes relatos, faz também um pouco a caracterização do ambiente social da época – o que é uma mais-valia para se poder compreender alguns costumes mais estranhos, por vezes supersticiosos, como o de colocar colares de alho ao peito quando se tinha alguma doença. No final do livro, a autora ainda deixa as receitas que mais lhe dão gosto cozinhar e outras tantas que a mãe lhe ensinou a fazer durante o tempo da miséria.


Devo dizer que este livro foi dos que mais me prazer me deu ler nos últimos dois anos. É um livro relativamente pequeno, com uma linguagem bastante acessível, histórias que têm tanto de drama como de comédia e ainda uma fonte de contextualização histórica que me agrada imenso (tendo em conta que não descreve a realidade de uma forma maçadora mas sim dinâmica, de tal modo que somos quase teletransportados para a época e o lugar nos quais a história ganha vida). Além disso, é ainda um livro que eu recomendo não só aos leitores ditos “comuns” mas particularmente aos assumidos kitchen lovers, já que é um livro onde tudo se liga ao prazer de comer e cozinhar, sendo as receitas da parte de trás do livro bastante acessíveis de confeccionar.

Leiam muito e desfrutem do prazer destas histórias, que dão muitas vezes água na boca!

Diana Cruz, 12º LH2

Comentários

Mensagens populares