Trignometria no mundo real | Medir a torre da Câmara Municipal de Cantanhede
O objetivo deste trabalho é determinar a altura
de um edifício ou de um objeto significativamente alto, recorrendo aos métodos
de trigonometria.
O edifício que decidimos medir foi a torre da
Câmara Municipal de Cantanhede, pois é um local bastante importante e o símbolo
da cidade de Cantanhede.
Tendo em conta que pertencemos a diferentes
localidades optámos por uma cidade que as representasse – Cantanhede.
Fig. 1 - Câmara Municipal de Cantanhede |
Neste trabalho utilizou-se um clinómetro e uma
fita métrica.
Procedeu-se da forma que se segue.
Mediu-se a altura até à posição a que se
encontrava o clinómetro com a fita métrica – linha vermelha - pois, ao usá-lo
apenas se consegue determinar a altura da torre a partir do local em que se
encontra.
O resultado obtido foi 1,53 m.
Fig. 3 -Medição da altura a que se encontrava o clinómetro
|
Mediu-se a distância do utilizador à torre com a
fita métrica - linha verde.
O resultado obtido foi 10,23 m.
Visto que o ponto mais alto da torre – ponto P -
é um vértice de uma pirâmide, mediu-se o lado da torre com a fita métrica –
4,98 m. Metade deste valor corresponde à distância da projeção ortogonal do
ponto P à aresta da base – linha azul.
O resultado obtido foi 2,49 m.
Fig. 5 - Medição de metade do lado da base |
Ao somar esta medição com o valor determinado anteriormente, obteve-se
a distância total do utilizador à projeção ortogonal do ponto P – linha azul
claro.
O resultado obtido foi 12,72 m.
Fig. 6 - Distância total do utilizador à projeção ortogonal do Ponto P |
Utilizando o clinómetro mediu-se o ângulo oposto
à torre - ângulo cor de laranja do triângulo
roxo.
O resultado obtido foi 62º.
Após ter-se obtido os resultados das medições
recorreu-se aos métodos da trigonometria, nomeadamente, a tangente do ângulo
medido.
Adicionou-se a altura do utilizador
ao resultado obtido anteriormente para determinar o resultado final, ou seja, a
altura da torre.
Ao longo do trabalho, foram surgindo
algumas dificuldades.
Visto que vivemos em diferentes
localidades, tivemos de organizar-nos durante o tempo livre na escola para
realizar o trabalho.
Uma vez que o trabalho foi realizado ao ar livre, num dia de Sol, ao utilizar o clinómetro apontado para o topo de um edifício relativamente alto, este dificultou a visão do utilizador.
Além destas dificuldades, deparámo-nos com outro problema. Como o topo do edifício escolhido tem a forma de uma pirâmide quadrangular, foi necessário fazer outra medição para descobrir a distância da projeção ortogonal do ponto mais alto da torre, que fica no meio desta.
Com este projeto aprendemos a utilizar um
novo instrumento de medição, que, até então, nos era desconhecido – o
clinómetro; a aplicar os métodos da trigonometria, em contexto real e aprendemos
também a organizarmo-nos e trabalhar em grupo, algo que é muito importante para
o sucesso do trabalho.
Inês Cruz, Joana Pinto e Rúben Duarte
11.º CT2
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