Trigonometria em contexto real | Medir a estátua de Pedro Teixeira
No âmbito da disciplina de Matemática, foi-nos solicitado,
pela professora, que selecionássemos um “objeto” com uma altura em que não nos
fosse possível alcançar o topo, com o objetivo de calcular a sua altura com a
ajuda do clinómetro e de cálculos matemáticos. O nosso grupo decidiu
escolher a estátua de Pedro Teixeira.
Pedro Teixeira nasceu por volta de 1585, em Cantanhede. Em
1607 partiu para o Brasil, onde desempenhou um papel importante na expulsão dos
franceses do Maranhão e no comando dos portugueses contra as tentativas de
ocupação holandesa e inglesa. Contribuiu, ainda, para a definição do território
brasileiro. O grupo decidiu escolher esta estátua pois, na nossa opinião, é um
orgulho alguém com tanta importância ter nascido na nossa cidade.
Antes de nos deslocarmos até ao local onde
a estátua se encontra, discutimos sobre as medições que iriam ser necessárias
efetuar. Para isso fizemos o seguinte esquema:
Concluímos que seria necessário medir o
ângulo α e as medidas x e y e que, para isso, iria ser necessário uma fita
métrica e um clinómetro.
Deslocámo-nos
até ao local e começamos a fazer as nossas medições:
1.
A Inês colocou-se em frente da estátua;
2.
A Joana mediu a distância dos pés da Inês
até à base da estátua, ou seja, a medida x;
3.
O Rúben mediu a distância do chão até aos
olhos da Inês, ou seja, a medida y.
De seguida a Inês mediu o ângulo α ,
apontando o clinómetro para a frente, de modo a estar acertado no zero e
rodando o clinómetro para cima até, no visor, coincidir com o cimo da cabeça da
estátua. Com isto, foi possível saber que α mede 30 graus.
Registamos as medidas de modo a ficarmos
com o seguinte esquema:
x=6.27m
y=1.56m
α=30ﹾ
Voltamos a
reunir-nos, já com as medidas registadas, agora para tentar descobrir a
altura da estátua.
Concluímos que: alt = y + z
Substituindo os valores: alt = 1,56 + z
Para descobrir z: alt = 1,56 + 3.62 = 5,18m
Portanto:
Enquanto grupo, discutimos (de uma forma
saudável) sobre qual era o objeto que devíamos medir. Chegamos a um acordo, que
seria usar um monumento perto de nós, e, por isso, escolhemos a estátua de
Pedro Teixeira.
Os aspetos positivos deste trabalho foi
aprendermos a trabalhar com pessoas diferentes e a organizar-nos, dividindo
tarefas por cada um dos membros.
Em conclusão, achamos este trabalho
bastante interessante e didático pois, foi uma forma de “brincar” com a
matemática, ficando a conhecer novas ferramentas de trabalho.
Inês Bolito, Joana Salvador e Rúben Vieira
11º CT2
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