Gostava de escrever um texto bonito como ninguém

“Gostava de escrever um texto bonito como ninguém” - foi este o mote para este texto. Quando o professor me deu este mote estava confuso e sem saber o que escrever; nem qual o tipo de texto que iria usar sabia; e mesmo agora… ainda não tenho a certeza.

Pensei em fazer um poema e até já o tinha começado a escrever, mas comecei pelo que seria a última estrofe, pois estava sem ideias para o início. A última estrofe do poema seria esta: 

         Assim, gostava de fazer um texto bonito como ninguém,

         onde cada palavra tinha o seu papel,

         e cada rima, o seu encanto.

         Era como tecer um tapete de versos,

         onde cada fio contribuía para a beleza única da composição.

         No universo da escrita, eu tornava-me um poeta,

         entrelaçando sonhos e rimas com a destreza de quem conhece o poder das  palavras.

Mas depois de acabar de escrever, achei que o professor iria achar que tinha copiado este poema do chat gpt. Então, comecei a pensar noutras coisas para escrever com este mote. E depois de o ler algumas vezes percebi que o objetivo era escrever um texto tão bonito que superasse todos os outros e comecei a escrever um texto sobre as pessoas quererem sempre superar-se umas às outras e sobre como isso não é nada saudável. Isto foi o que escrevi em dez minutos:

A constante busca pela superação entre as pessoas é um impulso natural, impelido pela ambição e pela competitividade que já nascem connosco. No entanto, quando essa busca se transforma numa obsessão, pode levar a um ambiente tóxico. A pressão para superar os outros constantemente pode resultar em stresse e ansiedade. É crucial lembrarmo-nos que cada indivíduo tem o seu próprio ritmo de aprender e de crescer. Temos de concentrar-nos na colaboração e no apoio mútuo, pois promovem um ambiente mais saudável.

Mas após ter escrito este excerto do que seria o meu texto hoje, não fiquei satisfeito e depois lembrei-me: por que tenho de escolher entre um poema e um texto de opinião sobre a superação entre as pessoas quando posso ter ambos? Não digo que este texto esteja mais bonito do que ninguém, mas, no fim, fiquei satisfeito e acho que mereço um pouco mais do que tive no último trabalho, que foi nove, e é isso que importa.

E como estou a sentir-me inspirado, vou acabar este trabalho com um pequeno poema:

         Com mais de nove valores no papel a conquista é total,

         No trabalho, a dedicação foi fundamental.

         Com orgulho e esforço a minha nota vai brilhar,

         pois em cada linha o meu esforço está a destacar[-se].

 

 

Daniel Tavares
 

Comentários

Mensagens populares