a ler...

Emily Brontë [a propósito de Jane Eyre]


Vamos, dedicar este mês, no nosso blog, um momento a Charlotte Brontë.

Fig. 1 - As irmãs Brontë

Na cidade de Hartshead, Yorkshire, norte da Inglaterra, surgiram três irmãs, nenhuma delas destinada a viver muito tempo, mas que marcaram a Literatura Inglesa. Elas escreveram poemas e grandes romances na época Vitoriana. São elas Charlotte, Emily e Anne Brontë, conhecidas como as Irmãs Brontë.
Neste espaço vamos dedicar algum tempo a uma destas mulheres, alguém que fez a diferença na literatura do seu tempo.

Fig. 2 - Charlote Brontë
Escritora inglesa, nascida em 1816, em Thornton (Yorkshire), e falecida em 1855, filha de um pastor anglicano, perdeu a mãe em 1821, ficando confiada aos cuidados de uma tia materna. Em 1842, foi estudar, juntamente com a irmã Emily, para Bruxelas, onde mais tarde exerceu a função de professora. Em 1846, publicou, com Emily e Anne, o volume de versos Poems by Currer, Ellis, and Acton Bell, vindo o primeiro romance que escreveu, The Professor, a ser publicado postumamente, em 1857. Publicou igualmente os famosos romances Jane Eyre (1847), Shirley (1849) e Villette (1853).

Jane Eyre irrompeu na cena da literatura inglesa,  ganhando, imediatamente a devoção de muitos  dos escritores de renome mundial, incluindo William Makepeace Thackeray, que declarou a obra de Charlotte como um trabalho “de um grande génio”.

Charlotte Bronte escreveu romances que contavam experiências próprias. Jane Eyre baseia-se que se baseia numa experiência sua como professora em Bruxelas na Bélgica.

Aqui podes ver o trailler do filme.


Se quiseres saber um pouco mais acerca da história de Charlotte e da família Brontë, podes aceder a várias páginas web. Espreita aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.

Na Biblioteca Escolar Clara Póvoa da Escola Secundária Lima-de-Faria podes encontrar um exemplar de A paixão de Jane Eyre  e um outro na biblioteca da escola Carlos Oliveira, em Febres.


Adélia Maranhão


Referência bibliográfica:
Wikipedia.(2014, novembro 18). Charlotte Brontë. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Charlotte_Bront%C3%AB




Comentários

Mensagens populares