John Ronald Reuel Tolkien


Escrevo, este mês, não sobre um livro, mas sobre um autor. John Ronald Reuel Tolkien, mais conhecido por J.R.R. Tolkien, nasceu a 3 de janeiro de 1892, na África do Sul.



Fig.1 – Fotografia de Tolkien em uniforme militar

Licenciou-se na Faculdade de Letras de Exeter. Altamente influenciado pelo contexto histórico em que vivia, nomeadamente pela Primeira Guerra Mundial, começou a escrever várias obras, muitas das quais mundialmente conhecidas, tais como “O Hobbit”, “O Senhor dos Anéis” e “O Silmarillion”. Tornou-se filólogo e professor universitário de várias disciplinas, como Anglo-saxão, Inglês e Literatura Inglesa. Devido a todo o seu espólio literário, Tolkien ficou conhecido como o "pai da literatura fantástica moderna”. As suas obras foram traduzidas em mais de 34 idiomas, totalizando o número de 200 milhões de cópias vendidas. Tolkien foi amigo íntimo de outro famoso escritor: C.S. Lewis, autor da obra mundialmente conhecida “As Crónicas de Nárnia”. Faleceu no dia 22 de novembro de 1971.
Falando mais concretamente sobre a trilogia “O Senhor dos Anéis”, devo dizer que foi a minha obra preferida deste autor. Resumidamente, fala de um “hobbit”, um ser com estatura muito inferior à de qualquer humano e conhecido por não ser muito corajoso, que enfrenta todo o tipo de perigos, desde a ira de um feiticeiro até à luta com criaturas do mal, por ter encontrado um anel. Com a ajuda de alguns amigos (que também são “hobbits”), de um feiticeiro bom, de um elfo, de um anão e de um humano, percorrem a “Terra Média” (local onde se desenrola toda a ação) para conseguirem destruir o anel. A moral que está encerrada nesta história é que não podemos substimar a coragem dos outros, principalmente a dos mais pequenos e invulgares – "Courage is found in unlikely places." (A coragem é encontrada em lugares inesperados).


Fig.2 – Algumas das obras de Tolkien


Ao escrever este artigo, deparei-me várias vezes com a ideia de que Tolkien foi um dos escritores que influenciou a sua geração. Embora isto seja verdade, vou mais além: ele influenciou a sua geração e continua a influenciar as novas gerações.
Uma das minhas citações preferidas de Tolkien (da obra “O Senhor dos Anéis”) é a seguinte: “A wizard is never late, nor is he early, he arrives precisely when he means to.”, que, traduzindo, significa que um feiticeiro nunca se atrasa, nem nunca chega cedo: chega precisamente quando quer. Esta citação acompanhou-me durante quase toda a minha (curta) vida, por ser uma frase que, embora seja simples (e aposto que muitos dos leitores da obra não percebam a verdadeira ideia desta frase), mostra não só o génio literário de Tolkien, mas também o génio humorístico.
Já li vários livros de Tolkien, e sempre que os volto a ler, encontro algo de novo, um pequeno mas maravilhoso detalhe. Por serem de ficção científica e por encerrarem uma moral importante, fica o desafio para lerem os seus livros.


Afonso Marques, 12º CT3

Referências bibliográficasWikipedia (2014, janeiro 13). J. R. R. Tolkien. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/J._R._R._TolkienThe Tolkien Society. (s/d). Who was Tolkien?. Disponível em http://www.tolkiensociety.org/author/biography/ 

Mensagens populares