Nas páginas da história: lembrar o passado, pensar o presente

    A vida quotidiana durante o tempo da 1ª Guerra Mundial 


                    


       Durante os conflitos da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), a Alemanha aliou-se ao império Austro-Húngaro e à Itália formando a tríplice Aliança. Por outro lado, a França aliou-se à Rússia e mais tarde também à Inglaterra formando a Tríplice Entente. Os soldados, os seus familiares, a imprensa e os governos dos vários países pensaram que a guerra acabaria rapidamente. Assim, acreditavam que os soldados envolvidos na guerra regressariam às suas casas o mais breve possível, o que acabou por ser um grande engano. A guerra que à partida seria rápida durou de 1914 a 1918. 
         Entre 1915 e 1918, nenhum dos dois blocos conseguiu vencer a guerra e foi adotada a estratégia das trincheiras (longas valas, que eram protegidas por arame farpado). As trincheiras geralmente eram feitas por soldados tanto da Tríplice Entente quanto da Tríplice Aliança. As trincheiras tinham como principal objetivo o ataque e a proteção dos exércitos dos dois blocos.




Trincheiras da Guerra

       Durante a Primeira Guerra mundial as trincheiras não foram construídas em linhas retas para assim poderem garantir uma maior proteção aos soldados, ao lado de uma trincheira principal normalmente eram construídas outras trincheiras que serviam de suporte para os soldados. Assim, enquanto alguns descansavam, outros dormiam e se alimentavam nessas valas de suporte. As trincheiras tinham como objetivo proteger os soldados das batalhas em campo aberto. No entanto, essa proteção não foi tão eficaz como se esperava, pois, muitas trincheiras foram atingidas quase sempre por bombas e granadas que explodiam e matavam milhares de soldados-
      A vida quotidiana na 1ª guerra mundial nas trincheiras era muito difícil, muitos soldados combatentes morriam com as doenças espalhadas pelos ratos com quem dividiam os espaços, os alimentos e a água. Por outro lado, quando alguns combatentes morriam dentro das trincheiras, muitas vezes não era possível retirá-los, portanto, vários corpos decompunham-se nas valas e o cheiro tornava-se insuportável para os soldados. 
       O dia-a-dia dos soldados nas trincheiras era composto sempre por enormes dificuldades: as grandes valas constantemente cheias de águas das chuvas, as doenças causadas pela falta de higiene, as más condições atmosféricas e a deficiente alimentação causaram muitas dificuldades durante a Primeira Guerra Mundial. Assim, milhões de soldados perderam as suas vidas dentro das trincheiras durante esta guerra, não importa se eram soldados alemães, ingleses, franceses, o que realmente é importante e triste foi o grande número de vidas que foram perdidas.
Paulo Sá

Mensagens populares