a ler…

Ken Follet, um escritor de sucesso


Ken Follett


Ken Follett nasceu a 5 de Junho de 1949, em Cardiff, no País de Gales, e licenciou-se em Filosofia no University College, em Londres. Começou a sua carreira como jornalista no South Wales Echo e, mais tarde, no London Evening News. Trocou a profissão de jornalista pela de editor e continuou a escrever no tempo livre. A sua primeira obra foi publicada em 1978 sob o título Eye of the Needle, um thriller que venceu o Edgar Award e deu origem a um filme. Vive em Londres com a mulher, a deputada Barbara Follett, e os seus dois Labrador retrievers. Tem estado associado a diversas associações para a promoção da literacia e da leitura; é membro da Welsh Academy e Fellow da Royal Society of Arts. Follett é um grande apreciador de Shakespeare e um músico amador.
Quatro dos seus livros alcançaram o número um no ranking de best-sellers do New York Times – sendo eles Triângulo (1979); A Chave de Rebeca (1980); O Vale dos Cinco Leões (1986) e Mundo Sem Fim (2007). 


A chave para rebeca

Com habilidade e frieza, Alex Wolff, espião a serviço do marechal Rommel, atravessa o deserto do Saara e penetra na misteriosa cidade do Cairo. A sua missão é desviar os planos militares ingleses através de um código cuja chave está nas páginas do famoso romance Rebecca, de Daphne du Maurier.






O vale dos cinco leões

Num mundo dividido ao meio, onde todos são obrigados a tomar partido, Jane, uma corajosa jovem inglesa, vê-se envolvida num perigoso triângulo de amor, intriga e enganos. Depois de ter sido traída pelo homem que amava, rende-se ao atraente Jean Pierre e juntos partem para o Afeganistão para ali ajudarem os resistentes na guerra contra o invasor russo. É ali, no Vale dos Cinco Leões, num ambiente selvagem e inóspito onde grassam a violência e a morte, que Jane descobre uma nova teia de mentiras. Encurralada e desesperada por escapar dali, a sua única esperança é Ellis, o seu grande amor e maior inimigo de Jean-Pierre, que aparece inesperadamente no vale em missão ao serviço da CIA. Dá-se então início a uma perseguição alucinante e sem tréguas, uma luta vertiginosa pela sobrevivência da qual só poderá haver um vencedor.





Triângulo

Em 1968, um grupo terrorista planeia construir uma arma de destruição em massa que pode mudar o destino da humanidade. Nat Dickstein, agente secreto israelense, é encarregado de roubar 200 toneladas de urânio sem levantar suspeitas. Mas quando Dickstein se apaixona pela deslumbrante Suza Ashford, é impossível saber se ele encontrou uma grande aliada ou a sua pior inimiga. Misturando factos históricos e ficção, Ken Follett constrói um thriller envolvente em torno de uma das mais audaciosas missões de todos os tempos.




Vários livros de Ken Follett foram adaptados para filme. Entre os quais, destaca-se Eye of the Needle.
Clássico de espionagem, passado na Segunda Grande Guerra, repleto de tramas mirabolantes e intrigas internacionais. Um brilhante espião alemão, de cognome Needle, corre contra o tempo para descobrir o segredo dos aliados e aniquilá-los. O espião fará de tudo, até mesmo tentar matar a bela inglesa por quem se apaixona, para conseguir os seus objetivos e ajudar a Alemanha a vencer a guerra. Mas o seu grande engano foi não contar com a perspicácia da mulher. Os dias turbulentos que antecederam o desembarque na Normandia, o famoso dia D, e um ritmo muito acelerado fazem desse suspense um hipnotizante thriller psicológico.



Para saberes mais sobre este autor, nomeadamente sobre a sua extensa obra, consulta a sua página oficial.
Adélia Maranhão

Mensagens populares