Modos de ver e de ouvir

….a crítica social através da música  [o exemplo de Dogs de Pink Floyd]

A Música é poderosa: além da função lúdica, esta Arte é capaz de assumir uma índole crítica, proporcionando a reflexão dos ouvintes em diversas temáticas. Para o expor, não pude deixar de escolher um grupo musical cujas letras têm um interessante conteúdo, introspetivo e racional, não se contentando apenas em contar meras histórias ou animar os ouvintes.

A banda Pink Floyd, conjunto britânico de rock progressivo, tem vindo a surpreender o mundo desde 1965, data da sua formação. O álbum conceptual ''Animals'', lançado em 1977, é, para mim, um dos mais significativos exemplos do brilhantismo deste grupo, pois todo o disco constitui uma grande metáfora que permite analisar e criticar a realidade social da época.

Sendo muitas vezes comparado com o livro ''O triunfo dos Porcos'', lançado em 1977, é, para mim, um dos mais significativos exemplos do brilhantismo deste grupo, pois todo o disco constitui uma grande metáfora que permite analisar e criticar a realidade social da época'', de G. Orwell, o álbum também se refere em cada música a um animal distinto, que representa, numa inteligente personificação, um grupo social.


Fig.1 - Edição em inglês de O triunfo dos porcos



Fig.2 - Capa do álbum Animals


É certo que já passaram quase quatro décadas desde a produção da obra, mas a atualidade da letra de ''Dogs'' (http://letras.mus.br/pink-floyd/28/), uma das músicas do álbum, fez com que a selecionasse para demonstrar o poder crítico da Música relativamente à Sociedade contemporânea. 



Mas quem são estes ''dogs''? Os ''dogs'' (cães) correspondem aos grandes empresários, aos homens do negócio para quem o poder económico ou o estatuto social são os primordiais orientadores de vidas absurdas, sem ambições de maior. A música, com tom frequentemente irónico, pretende demonstrar a hipocrisia e a futilidade destas pessoas. 

Apesar de se comportarem, aparentemente, de forma ''politicamente correta'' e protocolar (''the club tie and a firm handshake'', ''A certain look in the eye and an easy smile''), os empresários limitam-se a manipular as suas ''presas'' (''Got to be able to pick out the easy meat with your eyes closed'', '' You have to be trusted by the people that you lie to''). 


Fig. 3 - Excerto da letra de "Dogs"
Estes homens estão já tão ensaiados para repetirem a mesma farsa dia após dia, que já nem precisam de pensar em como agir (''You got to strike when the moment is right, without thinking''). Todavia, com o passar do tempo, estes tristes seres capitalistas começam a sentir um profundo vazio, envelhecendo sem algum dia terem conhecido o prazer de viver (''Just another sad old man/ all alone and dying of cancer''). Na letra da canção, surge então uma ''pedra'' metafórica simbolizando o peso destes comportamentos ('' the bad blood slows and turns to stone'').

Já a última estrofe é constituída por interrogações retóricas com elementos associados a cães (''Who was fitted with colar and chain?''). Como os caninos, estes reputados membros da sociedade de tudo fazem para alcançar objetivos; são treinados previamente para corresponder ao que se exige, perdendo a sua personalidade, agindo ferozmente.

Esta é uma forma de, através da Música, se levar à reflexão sobre problemas sociais relevantes. Porque a Música nos pode fazer olhar de forma diferente para os valores e ideologias da Humanidade, deixemo-nos contagiar pelas letras e aproveitemos para repensar o poder da Arte. Estes são outros ''modos de ver e ouvir''.
           
Ana Margarida Simões, 12ºLH


Lista de referências bibliográficas:

Letras.mus.br . (s/d). Dogs Pink Floyd. Disponível em http://letras.mus.br/pink-floyd/28/Pink Floyd official site.

(s/d). Remember a Day?.  Disponível em http://www.pinkfloyd.com/history/biography.php

Hipersonica. (2010, setembro 24). Pink Floyd – Animals (1977): no tengas miedo a volar alto.  Disponível em http://www.hipersonica.com/2010/09/pink-floyd-animals-1977-no tengas-miedo-a-volar-alto/

Wikipedia (2014, setembro 14). Dogs (Pink Floyd song). Disponível em http://en.wikipedia.org/wiki/Dogs_(Pink_Floyd_song)
   

Mensagens populares