saber, para bem viver

...a propósito do dia [10 de outubro dia mundial da saúde mental]


Comemora-se hoje dia 10 de outubro de 2014 o 22.º aniversário do Dia Mundial da Saúde Mental. A criação desta efeméride pela Federação Mundial para a Saúde Mental (FMSM) tinha e tem por objetivo crucial centrar a atenção pública na Saúde Mental global. De acordo com a FMSM é de extrema importância a valorização da Saúde Mental, a satisfação das necessidades específicas das pessoas com doenças mentais e a eliminação do estigma social de que muitas vezes são alvo os doentes identificados como sendo portadores de doenças mentais uma vez que, continua muito enraizada a ideia de que, doença mental significa deficiência mental!

Também as Nações Unidas e a Organização Mundial da Saúde consideram a Saúde Mental como uma das prioridades em saúde, ocupando os lugares cimeiros nos desafios das ações a desenvolver. Curiosamente, é nos países desenvolvidos e em vias de desenvolvimento, que as doenças mentais apresentam uma expressão maior, com uma incidência crescente e sem previsões de melhoria, a tal ponto que, nesses países, este tipo de doenças se tem vindo a tornar num verdadeiro problema de saúde pública.

Segundo dados mais recentes, Portugal é o país da Europa com maior taxa de prevalência de doenças mentais. De acordo com o último estudo epidemiológico efetuado em Portugal da responsabilidade do Prof. Doutor Caldas de Almeida (ex-coordenador da saúde mental) a prevalência de doenças mentais em Portugal era de cerca de 22,9%, muito próxima da dos EUA que é das mais altas do mundo – 26,4%.
As perturbações mentais mais frequentes no nosso país são a ansiedade e a depressão.
Segundo a Organização Mundial de Saúde a depressão será, em 2020, a segunda causa de incapacidade no mundo e em 2030 deverá posicionar-se no 1º lugar do ranking das doenças, que é atualmente ocupado pelas cardiovasculares.


Curiosamente a partir de revolução industrial e graças a ela, existe uma nítida melhoria das condições de vida dos humanos que se traduz por uma menor taxa de mortalidade e uma maior longevidade graças ao desenvolvimento económico.
Contudo, é nos países mais desenvolvidos que a incidência de doenças mentais é maior!
É estranho que a melhoria da componente somática não esteja associada a uma idêntica evolução da parte mental!

Mas que razões podem justificar tal desfasamento? Será que a inteligência dos humanos (superior à de qualquer outro animal) tem sido utilizada em prole da sua felicidade?

Se a mente está doente a que se pode dever esse mau estar?
Numa altura em que o emprego é instável e tende a ser precário, se gasta mais do que se ganha, se vive acima do que se pode, se ambiciona de forma desmesurada, se valoriza mais o ter do que o ser, se dá mais valor ao estatuto do que à amizade, se valoriza o prazer imediato sem pensar nas suas consequências, se procura viver o hoje de forma intensa e prazerosa porque o amanhã pode nem chegar, se procura satisfazer todos os desejos imediatos opondo-se a qualquer tipo de disciplina… Numa altura em que até o dormir e o descansar é quanto e quando se pode e não quanto e quando se deve, como pode a mente não estar doente?



No sentido de poder ajudar os jovens a crescer de forma mais saudável foi criado por uma equipa da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra o projeto “(+) Contigo”, cujos objetivos se centram na promoção da saúde mental.
Com a concretização deste projeto pretende-se que, através da realização de algumas atividades, os alunos desenvolvam as suas competências pessoais e sociais, aumente a sua resiliência, seja promovida a sua autoestima e autonomia e seja feita a prevenção de comportamentos de risco. Com esta intervenção pretende-se criar um clima de escola amigável, combater o abandono e exclusão escolar e promover a equidade entre os alunos.

Por reconhecer a importância deste projeto para a saúde mental da comunidade escolar a equipa do PES, com a devida autorização do Diretor do Agrupamento, candidatou os alunos do 10º ano da escola secundária e os do 9º ano da EB 2,3 a este projeto, candidatura essa que veio a ser aceite.

Assim, irá decorrer no dia 5 de Novembro, na Escola Secundária e no dia 12 de Novembro na Escola EB 2/3, uma formação para encarregados de educação, professores e assistentes operacionais, promovida por uma equipa da Escola Superior de Enfermagem. Esta formação tem por objetivo dar a conhecer o projeto a todos os que de forma mais direta lidam com os alunos que nele vão participar, de forma a torná-los parceiros nessa mesma formação. A partir de Janeiro, será a vez dos alunos receberem formação através de 4 sessões de 45 min formação essa que é dada por duas Enfermeiras do Centro de Saúde Cantanhede.

É desejo da Equipa do PES que este projeto possa vir a ter continuidade e que ele possa de facto contribuir para a saúde mental dos alunos, pais, encarregados de educação, assistentes operacionais e professores.



Pela Equipa do PES – Julieta Marques

Mensagens populares