Autor a ler.. Colum McCann



Fig 1.-  Colum McCann
Colum McCann nasceu em Dublin em 1965. É autor de bestsellers publicados em 30 línguas e ganhou vários prémios literários internacionais. Venceu o National Book Award 2009 com Deixa o Grande Mundo Girar, o seu quinto romance. Escreve para The New Yorker, The New York Times Magazine, The Atlantic Monthly e The Paris Review e é professor no Hunter College MFA Creative Writing Program. Vive em Nova Iorque com a mulher e os três filhos.



Na viragem do século XX, Nathan Walker muda-se para a cidade de Nova Iorque para executar o trabalho mais perigoso do país: escavar o túnel sob o rio Hudson que servirá o metro entre Brooklyn e Manhattan. Nas entranhas do leito do rio, os trabalhadores – negros, brancos, irlandeses e italianos – escavam em conjunto, com a escuridão a ocultar as diferenças. Mas, à superfície, os homens mantêm a distância até um acidente dramático num dia de Inverno forjar um laço entre Walker e os seus colegas que irá abençoar e ao mesmo tempo amaldiçoar três gerações. Quase noventa anos depois, Treefrog encontra os mesmos túneis e cria um lar no meio de drogados, alcoólicos, prostitutas e criminosos que constituem a comunidade esquecida dos sem-abrigo. Deste Lado da Luz entrelaça factos históricos com ficção, criando uma história notável de morte, racismo, vida nas ruas… e amor – que abrange quatro gerações.




1919. Emily Ehrlich vê dois aviadores, Alcock e Brown, erguerem-se do massacre da Primeira Guerra Mundial para pilotar o primeiro voo transatlântico sem paragens, desde a Terra Nova até ao Oeste da Irlanda. Entre as cartas levadas no avião, está uma que só será aberta quase cem anos mais tarde. 1998. O Senador George Mitchell atravessa repetidamente o oceano em busca da promessa de paz na Irlanda. Quantas mães e avós enlutadas terá ele ainda de conhecer até que seja alcançado um acordo? 1845. Frederick Douglass, um escravo negro americano, desembarca na Irlanda para promover ideias de democracia e liberdade, e depara-se com uma onda de fome. Nas suas viagens, inspira uma jovem criada a ir para Nova Iorque ao encontro de um mundo livre, mas nem sempre o país cumpre a sua promessa. Dos violentos campos de batalha da guerra civil aos lagos gelados do Missouri, é a sua filha mais nova, Emily, quem acaba por encontrar o caminho de regresso à Irlanda. Podemos passar do mundo novo para o velho mundo? Como é que o passado molda o futuro?



Numa madrugada do final do Verão, os habitantes de Manhattan observam incrédulos e em silêncio as Torres Gémeas. Estamos em Agosto de 1974 e um misterioso funâmbulo corre, dança e salta entre as torres, suspenso a quatrocentos metros do chão. Em baixo, nas ruas da cidade, vidas banais tornam-se extraordinárias através deste retrato impressionante e complexo de uma cidade e dos seus habitantes.

Na biblioteca da nossa escola temos um exemplar de cada um dos seguintes livros: Deixa o Grande Mundo Girar; Deste Lado da Luz e TransAtlântico.

Para saber mais sobre este autos, veja aqui uma biografia mais extensa (e aqui), uma lista das suas obras na Goodreads, um artigo no The Guardian sobre o autor e uma entrevista com o autor. 
Adélia Maranhão

Comentários

Mensagens populares