''Rapariga com brinco de pérola'', de Tracy Chevalier

[a ler…]


Rapariga com brinco de pérola é um romance histórico da autoria Tracy Chevalier. Apesar de ter nascido em Washington DC, capital dos Estados Unidos da América, a escritora vive desde os seus 22 anos em Londres, no Reino Unido, tendo adquirido dupla nacionalidade. Já publicou sete romances, o último lançado em 2013; de entre eles, destaca-se o segundo, que aqui apresentamos.

Fig. 1 - A autora, Tracy Chevalier
Resumidamente, este livro conta-nos uma história perdida na Delft (cidade holandesa) do século XVII. Griet é uma jovem de 16 anos que vive no seio de uma família pobre e, como tal, necessita de arranjar trabalho para seu sustento. Consegue tornar-se criada na casa de um abastado pintor, de nome Johannes Vermeer e da sua esposa, Catherine. São diversas as tarefas da jovem: desde lavar a roupa a tomar conta das irrequietas filhas do casal. Ao longo do tempo, a jovem começa a interessar-se pelo trabalho do pintor e entre eles, surge uma grande proximidade.

Um dia, ao observar a bela figura de Griet, Vermeer decide fazer um retrato da jovem, em que esta usa um dos brincos de pérolas de Catherine (importa salientar que o livro reúne factos reais e ficcionais. Johannes Vermeer foi, de facto, um pintor holandês que, efetivamente, tem um quadro onde consta uma bela jovem que usa um brinco de pérola). A esposa do pintor acaba por descobrir esta relação, onde o seu ciúme imperara e Griet ficará vigiada de perto. Num segundo plano, podemos ainda acompanhar as raras visitas de Griet à sua família, ou as idas ao mercado, onde também cria uma forte relação com um jovem mercante - Pieter.

Qual será o final desta emocionante história?

Fig. 2 - ''Rapariga com brinco de pérola'' - pintura de J. Vermeer, c. 1665

Esta obra literária conta, também, com uma adaptação ao Cinema que data de 2003. O roteiro foi adaptado por Olivia Hetreed e a realização do filme coube a Peter Webber. Produzido numa cooperação entre Reino Unido e Luxemburgo, o filme dá destaque às brilhantes encenações de Scarlett Johansson (Griet) e Colin Firth (Vermeer).

Fig. 3 - Capa do filme ''Rapariga com brinco de pérola''
Rapariga com brinco de pérola tem sido um sucesso internacional e foi já distinguido com o Barnes and Noble Discover Award. A escrita é fluida e o enredo é cativante, misturando factos reais da História europeia com um romance fictício apaixonante. A autora é capaz de levar o leitor a viajar no tempo, até ao Seiscentos, e no espaço, a uma Holanda longínqua. Este é um dos livros cuja leitura não posso deixar de recomendar! Boas leituras.
Ana Margarida Simões, 12.º LH2

Referências bibliográficas
TRACY CHEVALIER (site oficial). (s/d). About me. Disponível em http://www.tchevalier.com/about-me

WIKIPEDIA. (2014, maio 14). Girl with a Pearl Earring. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Girl_with_a_Pearl_Earring_%28filme%29


Comentários

Mensagens populares