Robert Muchamore

... a ler

Fig. 1 - Robert Muchamore

Robert Muchamore nasceu em Londres, a 26 de dezembro de 1972. Trabalhou durante treze anos como detetive privado, mas abandonou essa profissão para se dedicar à escrita a tempo inteiro.

Escreve sobre espionagem e é mais conhecido por ser autor da série CHERUB, que engloba 19 livros. Numa entrevista à SIC na Feira do Livro em Lisboa, em 23 de julho de 2010 onde promoveu o lançamento do sexto livro da coleção, explicou a razão porque começou a escrever. 


                                       

Nas Bibliotecas Escolares do AELdF estão disponíveis as seguintes obras:

“O Recruta” ( “The Recruit” ), publicado em abril de 2004, “O Golpe” ( “The Killing” ), outubro de 2005, “A Seita” ( “Divine Madness”), abril de 2006, “A Queda” (“The Fall”),março de 2007, “Cães Danados” (“Mad Dogs”), outubro de 2007, “O General” (The General”), setembro de 2008 e “Gangues” (“Brigands M.C.”), agosto de 2010.

A 16 e 17 de junho de 2012 Robert Muchamore esteve presente numa sessão de autógrafos na Feira do Livro no Porto, onde fãs de todo o país o aguardavam. A TVI esteve presente e conversou com o escritor e com os seus admiradores. Para além de dar autógrafos, nesta reportagem ficou registada a opinião dos jovens sobre as suas obras e a opinião do escritor sobre a diferença entre os seus livros e outros livros escritos por outros autores. Nesta sessão de autógrafos, o escritor fala do último livro publicado em Portugal e também sobre o próximo.
                                                           



A 10 de dezembro de 2012 a RTP transmitiu uma reportagem, que foi depois publicada no YouTube, sobre esta coleção: «Livros do britânico Robert Muchamore são um sucesso entre os adolescentes»; «A saga juvenil CHERUB vem, tal como Harry Potter, do Reino Unido, e está a conquistar jovens um pouco por todo o mundo»; «Em Portugal lidera as preferências entre os jovens»; «As aventuras de crianças órfãs que se tornam espiões dos serviços secretos britânicos são um sucesso entre os adolescentes».

Em Portugal, da primeira série da coleção, já se venderam mais de 200 mil livros – o último título,Tsunami, saiu no início de 2013.

A sua segunda coleção “ Henderson Boys” é constituída por 7 obras.

A Henderson’s Boys ajuda a descobrir as origens do braço juvenil do MI5 britânico, a CHERUB, instituição que dá nome a uma coleção de enorme êxito internacional.


A nova coleção “ Rockwar” já tem três livros, o último publicado em 2015.

Em 26 de junho de 2013 foi publicado no YouTube o “trailer” do filme sobre o livro “The Recruit”
                                 
    


É possível seguir o escritor no Twitter. A 31 de dezembro de 2015 publicou nesta rede social “My two great hopes for 2016” (Os meus dois grandes desejos para 2016):

1 – “World peace” ( Paz no mundo )

2- “Mc Donalds all day breakfast crosses the Atlantic” (“Pequenos almoços no Mc Donalds durante todo o dia atravessam o Atlântico).

Luísa Torres

Comentários

Mensagens populares