Dia Internacional da Biodiversidade [22 de maio]


... a insustentável leveza dos ideais



No dia 22 de maio de 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu uma nova data comemorativa – o Dia Internacional da Biodiversidade – com o intuito de educar e consciencializar as pessoas sobre a necessidade de se conservar e proteger a diversidade biológica – ou, por outras palavras, a variedade de vida no planeta.

Inicialmente, esta efeméride era comemorada a 29 dezembro (data da entrada em vigor da Convenção da Diversidade Biológica); porém, anos depois, a ONU adotou o dia 22 de maio - o que se deve, em parte, à dificuldade que muitos países sentiam em conseguirem organizar comemorações a 29 de dezembro, já que esta comemoração coincidiria com outras datas importantes celebradas nessa época.
 De modo a garantir o uso responsável da diversidade biológica para proveito dos cidadãos e da sociedade em geral, foi assinada, dias depois da instituição desta efeméride, a Convenção da Diversidade Biológica, que se apresenta como um documento que define normas e princípios que devem reger o uso e a proteção da diversidade biológica em cada país signatário.

Não podemos negar a importância da biodiversidade para a preservação dos ecossistemas do nosso planeta. Aliás, graças a essa biodiversidade existente, temos cada vez mais a necessidade de analisar o mundo e todas as criaturas (desde o plano microscópico ao macroscópico) que ele encerra, de modo a podermos também perceber de onde provém a nossa espécie, que condições foi necessário haver para que os primeiros primatas se gerassem e adquirissem capacidades que lhes permitissem uma adaptação constante ao meio, entre outras coisas.

Além da fonte de riqueza histórica, biológica e cultural, a biodiversidade é também uma fonte de riqueza psíquica. Esta frase soa algo estranha, mas, se reparamos, não é o contacto com a Natureza que, muitas vezes, cura depressões ou estados de melancolia? Quantas são as pessoas que vão à praia só para ver o mar, porque o barulho das ondas lhes traz tranquilidade interior? Não será isto também, então, uma forma de nos enriquecermos a nós mesmos? Creio que sim!

Em suma, a biodiversidade é uma fonte de riqueza a vários níveis… saibamos ter atitudes responsáveis, de modo a que essa riqueza não seja destruída! 
 Diana Cruz, 12º LH2

Referências bibliográficas:

Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (s/d). Dia Internacional da Biodiversidade - Biodiversidade para o desenvolvimento sustentável. Disponível em: http://www.icnf.pt/portal/icnf/noticias/eventos/22-maio-dia-internacional-da-biodiversidade

Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (2013). Hoje é dia mundial da biodiversidade. Disponível em: http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/3993-hoje-e-dia-mundial-da-biodiversidade.html


Comentários

Mensagens populares