Dia Internacional dos Soldados da Paz da ONU [29 de maio]


... a insustentável leveza dos ideais


No dia 11 de dezembro de 2002, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Internacional dos Soldados da Paz da ONU com o intuito de homenagear todos os soldados da paz: homens e mulheres que estão ou estiveram envolvidos em operações de manutenção de paz promovidas por esta organização, de modo especial aqueles que faleceram nas áreas de conflito.     
        
Os soldados da paz pertencem ao Conselho de Segurança da ONU (criado em 1948), sendo a sua principal missão manter ou restabelecer a paz e a segurança em determinados focos onde ocorram conflitos em nome da cooperação entre as autoridades internacionais. Para conseguirem cumprir o grande objetivo para o qual foram criados, cabe ao Conselho de Segurança avaliar a dimensão da operação, os seus objetivos e o seu enquadramento temporal, de modo a não ser necessário recorrer à violência (ou seja, tentar “não combater o fogo com o fogo”) e a conseguir resolver rápida e facilmente os conflitos existentes.

Pessoalmente, penso que a criação dos soldados da paz é algo de louvar, tendo em conta a intemporal situação de conflito à escala mundial. Estes homens e mulheres – quer pertençam às forças armadas, à polícia civil ou a outra área de intervenção na vida pública – vivem, muitas vezes, no meio das armas, a tentar salvar as populações inocentes, que não têm de pagar com a sua vida pelos interesses dos governantes dos seus países.

Tendo em conta as regras rígidas sobre uso bélico a que estes indivíduos têm de obedecer e a coragem que têm de ter para deixarem tudo e se tornarem construtores da paz, penso que é da mais extrema importância prestar-lhes o devido reconhecimento. Várias entidades já o fizeram (em 1988 foram os vencedores do Nobel da Paz); contudo, penso que cada um de nós também o deva fazer, quer apenas refletindo sobre a sua importância – ou, melhor ainda, sendo construtores da paz não só no dia de hoje, mas sempre.
Diana Cruz, 12º LH2


Referências bibliográficas:

Organização das Nações Unidas (2011). International Day of United Nations Peacekeepers. Disponível em: http://www.un.org/events/calendar/Edetail.asp?EventID=1841&BeginDate=5/29/2011


Infopédia (s/d). Forças de Manutenção da Paz das Nações Unidas. Disponível em:        http://www.infopedia.pt/$forcas-de-manutencao-da-paz-das-nacoes-unidas 

Comentários

Mensagens populares