“O Amante Japonês” de Isabel Allende



 a ler...


Isabel Allende, escritora chilena conhecida por diversos livros de sucesso mundial, presenteou, em 2015, o seu público com “O Amante Japonês”, uma história fascinante que joga com a geografia e a História, transportando-nos para épocas e lugares diferentes, ainda que longe da magia da “Casa dos Espíritos”, ou de “Eva Luna”. De qualquer forma, a autora mantém-se uma contadora exímia que se aventura no domínio dos amores interditos.



Após a morte do marido, Alma, uma judia polaca octogenária, vai instalar-se numa residência para idosos, perto de San Francisco, onde vai simpatizar com uma jovem enfermeira Moldava, Irina, que também tinha um passado particularmente doloroso. Apesar de diferentes origens e da diferença etária, as duas mulheres vão descobrir fortes afinidades. A proximidade entre as duas permite que o jovem Seth, neto de Alma, se aproxime de Irina, e vão procurar descobrir a identidade do remetente das cartas que Alma recebe semanalmente. Assim se cria a oportunidade de ouvir a narração de uma história de amor incomum entre Alma e Ichimei, um refugiado judeu e jardineiro japonês, que fora seu companheiro de infância. São múltiplas as personagens protagonistas de diversas intrigas que se cruzam e nos prendem até às últimas páginas.



É Uma história de amor que vai além dos preconceitos religiosos, sociais e raciais, uma evocação comovente de factos históricos na América, dos quais raramente ouvimos falar, como a deportação de nipo-americanos durante a Segunda Guerra Mundial. A evocação da comunidade judaica americana através do testemunho de Alma está muito bem feito também. Enfim, um amor condenado e frustrado, mas resistente.



Mais do que uma história romântica e comovente - Aliás, são duas as histórias de amor, pois Irina e Seth também vão viver a sua - é um livro de cujo enredo brotam temas polémicos e atuais: a velhice, a eutanásia, a memória, a homossexualidade, a intolerância e o racismo, a pedofilia, sem que se perca a unidade e a clareza.



                                                                                                                       
 Leonilde Rodrigues


Comentários

Mensagens populares