cartas de 'navegar'...

... por uma Internet mais segura:

"Ser cidadão digital"


Cantanhede, 11 de fevereiro de 2014

       Olá, Miguel.

      Gostei do mail que me enviaste. As tuas respostas revelam que tens consciência das regras necessárias para conduzir um automóvel e que já conheces algumas, não como condutor, mas como peão / transeunte que diariamente convive com o trânsito.
     Mas… estranhei a hora a que me respondeste! Estavas na escola, certamente, e usaste o iPhone, não foi? Pareceu-me ser hora do intervalo mais longo da manhã, aquele que normalmente aproveitas para pôr a conversa em dia enquanto lanchas…
      Curioso! Já reparaste na possibilidade que a tecnologia nos permite “estar em vários lugares ao mesmo tempo”? Parece que estamos / vivemos entre mundos – o real e o virtual! Já pensaste que temos dupla nacionalidade? Somos cidadãos do mundo real e do mundo digital. E já pensaste que isto de ser cidadão implica direitos e deveres... em qualquer dos dois mundos?
    As questões que tenho, hoje, para ti vão acompanhadas de imagens, porque as hiperligações (uma funcionalidade extraordinária da WEB) me / nos permitem fazê-lo e porque concordo que uma imagem vale mais com mil palavras
       Começo por te perguntar se sabes Ser / o que é Ser cidadão digital? Ora espreita.



      Pois é! Parece que isto não se reduz a saber usar apenas a tecnologia, não é? 
    Ser Cidadão digital, tal como no mundo real, implica um código de conduta e boas maneiras, assenta no respeito e no uso seguro e responsável do que a Web coloca ao nosso alcance. Sabes o que acontece num minuto na Web? Reparaste na velocidade com que tudo acontece? Temos mesmo de ser muito cuidadosos, não concordas?
      Por exemplo, partilhas muitas fotos tuas e de colegas teus / tuas online. Alguma vez te questionaste antes de as publicares? A Internet é fantástica! Mas lembra-te que, tal como no mundo real, também no virtual nem todas as pessoas têm boas intenções...
       Deixo-te algumas regras para refletires sobre o uso correto e seguro da Web:
       1 - Lembra-te de que, mesmo no mundo virtual, também és um ser humano em contacto com outros seres humanos: respeita-os, como gostas de ser respeitado adotando, online, os padrões de comportamento correto que usas no mundo real.
       2 - Aceita as diferentes opiniões, mesmo que delas discordes, e debate / conversa de forma civilizada (não escrevas mensagens totalmente com maiúsculas: isso significa que estás a gritar com a outra pessoa)
       3 - Não publiques conteúdos que possam intimidar, ferir, insultar, magoar ou causar qualquer dado ou problemas a outrem.
       4 - Lembra-te: uma vez publicado qualquer conteúdo online é impossível de remover (one second online, forever online)
       5 - Respeita a privacidade dos outros.

       Ainda sobre "netiquette" e boas maneiras, podes ficar a saber mais aqui e aqui .

     E deixo, também, um desafio: conheces as regras (básicas) de segurança (privacidade, proteção...) que deves respeitar, quando estás online?

Fico à espera das tuas respostas / dúvidas, questões...

Fica bem e 'navega' em segurança!
LCM

Comentários

Mensagens populares