cartas de 'navegar'...

... por uma Internet mais segura:

com ou sem privacidade???





 Cantanhede, 12 de fevereiro de 2014

      Miguel,

     Fiquei preocupada com o SMS que me enviaste. Disseste que algo de estranho se passa com a tua conta de email e que estás permanentemente a receber mensagens estranhas. Abriste alguma? Descarregaste algum anexo em mensagens enviadas por endereços eletrónicos desconhecidos? Lembras-te se clicaste em alguma mensagem "sedutora" a dizer que podias ganhar...? Algo deves ter feito, ainda que inadvertidamente, para estares assim perturbado.

     Lembras-te quando corríamos à beira-mar a ver quem conseguia manter mais tempo as pegadas na areia, sem que as ondas as apagassem? E como ficavas zangado quando alguma onda mais atrevida te apanhava desprevenido e te apagava os desenhos? Imagina que a Web é uma praia, de vasto areal e mar imenso. Agora, espreita este vídeo




      Alguma vez tinhas pensado nisto?
     Sabes o que são pegadas digitais? E que importância e consequências poderão ter na nossa vida, hoje, amanhã, daqui a dez, vinte, cinquenta anos? 
     Uma pegada digital é o registo de todas as marcas que deixamos por onde passamos na Web: nas redes sociais (Facebook, Flickr, Instagram...), nos sites que visitamos, nos conteúdos que publicamos... e todos estes dados podem servir para construir o nosso perfil, a nossa identidade online. Deves, por isso mesmo, ser mais cuidadoso.
     Lembra-te:
     1 - Nunca publiques nada que, futuramente, te possa colocar em situações embaraçosas (fotos, mensagens...).
          2 - Verifica as configurações de privacidade das tuas contas nas redes sociais.
      3 - Não reveles dados pessoais, endereços, números de telemóvel, passwords, números de cartões bancários... em SMS, mensagens em qualquer chat ou emails. Há sempre a possibilidade de alguém mal intencionado lhes aceder.



      
       Edward Snowden, na sua mensagem de Natal, disse que “Uma criança que nasça hoje vai crescer sem qualquer noção de privacidade. Elas nunca vão saber o que significa ter um momento de privacidade para si ou um pensamento não registado e por analisar. E isto é um problema, porque a privacidade é importante, a privacidade é o que nos permite determinar o que somos e quem queremos ser

       E, na verdade, estamos permanentemente a ser "vigiados"

     
      Segue o link e espreita, com muita atenção, como são usadas as nossas pegadas digitais e como podemos proteger-nos. Também podes recorrer ao Pipl para pesquisar sobre os teus percursos pela Web.
       Como vês, é muito importante saber como podemos proteger-nos e estarmos sempre alerta contra o malware.

     Para verificares se sabes e cumpres as regras de segurança e proteção quando "surfas" na Web, experimenta estes dois jogos: Como utilizas o teu computador e a Internet e o que sabes sobre os riscos de roubo de identidade digital

Sê cuidadoso, diverte-te e aprende ainda mais.

E lembra-te sempre: one second online, forever online!

Ciao!
     LCM
     

Comentários

Mensagens populares