aprendendo de poetas...

... sobre Abril e as promessas


Alexandre O´Neill foi um poeta contemporâneo, com algumas marcas de surrealismo na sua poesia, de cariz urbano e que versava sobre a cidade, a sociedade, o regime salazarista…
O’Neill usa uma linguagem familiar e popular, recorrendo muito à ironia e ao humor negro.
Como poeta que viveu e sentiu o antes e o depois do 25 de Abril, os seus poemas revelam essas vivências: “Adeus Português”, “O poema pouco original do medo”, “Perfilados de medo”…
E o que revela sobre o que se vivia antes da Revolução? Um clima de perseguição, onde não havia liberdade para exprimir a opinião, onde, de um texto de 3000 caracteres, apenas 150 eram aprovados pela PIDE (Polícia Internacional de Defesa do Estado) e, muitas vezes, acrescentavam 50 de mentira e pura manipulação. Um clima de perseguição, em que tínhamos de fugir do nosso próprio berço, porque não havia aconchego, porque não havia segurança.
Depois, com a Revolução, muita coisa mudou: os exilados voltaram a Portugal, os presos políticos foram libertados, apareceram os partidos políticos, as eleições tornaram-se livres, a escolaridade passou a ser obrigatória até ao 9.º ano e o trabalho infantil proibido e a censura acabou por desaparecer.  
A 1 de Maio de 1974 já se comemorava a conquista da Liberdade prometida. Mas como tem sido o cumprimento dessa promessa? Segundo este poema de O´Neill, intitulado de “Traição”, parece não ter sido.

Quando do cavalo de tróia saiu outro
cavalo de tróia e deste um outro
e destoutro um quarto cavalinho de
tróia tu pensaste que da barriguinha
do último já nada podia sair
e que tudo aquilo era como uma parábola
que algum brejeiro estivesse a contar-te
pois foi quando pegaste nessa espécie
de gato de tróia que do cavalo maior
saiu armada até aos dentes de formidável amor
a guerreira a que já trazia dentro em si
os quatro cavalões do vosso apocalipse
1981
O´Neill viveu e morreu, deixou poesia. Mas será o que escreveu apenas versos? Não! É vida! É um retrato, uma bela pintura, porque a vida é a pintura mais bela que existe. É o quadro mais sagrado.
Descobri que a poesia de O´Neill é simplesmente VIDA, é um mar e uma praia, versos que se transformam em harmonia, sem deixar de denunciar, de criticar, de condenar…
Beatriz Catarino 10.º AV


Comentários

Mensagens populares