A ciência também é cultura



...uma esclarecida e informativa glorificação do sucesso científico


Escrevo este mês sobre o livro “Descobertas Notáveis!”, obra disponível na Biblioteca Escolar Clara Póvoa.

Fig. 1 – Capa do livro

O autor desta obra, Frank Ashall, nasceu em Bradford, Yorkshire, em 1957, e fez o bacharelato em Bioquímica pela Universidade de Oxford em 1980. Passou três anos a estudar as bases moleculares do cancro no laboratório do Dr. Theodore T. Puck, do Instituto de Investigação Oncológica Eleanor Roosevelt em Denver, Colorado. Considera que um dos grandes deveres dos cientistas consiste em informar as pessoas sobre o mundo maravilhoso da Natureza e das suas aplicações dirigidas para o bem-estar da sociedade.

Fig. 2 – Autor da obra

Como o próprio título sugere, o conteúdo desta obra está centrado nas descobertas importantes e revolucionárias da Ciência, nomeadamente na área da biologia, da física, da medicina, da bioquímica, da genética e da química. De forma sucinta, abrange as áreas da Ciência do “infinitamente grande ao infinitamente pequeno” [citação da contracapa].

“Descobertas Notáveis! Mostra como as descobertas em Ciência têm alargado as fronteiras do conhecimento e alterado o modo como vemos o mundo. Frank Ashall, cientista, médico e escritor, guia-nos numa mágica e misteriosa viagem à volta de dezoito grandes descobertas científicas.” [citação da contracapa].

Este livro pega no leitor e leva-o num passeio histórico e revigorante por algumas das mais importantes descobertas e revoluções científicas que contribuíram para o bem-estar da Humanidade.

Centrando-me em apenas duas áreas (física e química – as minhas favoritas), li atentamente sobre as descobertas nestas mesmas. Eletricidade, luz, Big Bang e moléculas, Faraday, Hertz, Einstein e Huffman são apenas um excerto dos termos e cientistas relacionados com a Ciência. Este livro não é de todo dirigido exclusivamente às “pessoas da ciência” mas sim a todas as pessoas interessadas no conhecimento e em aprender mais. Aliás, este livro foi escrito para leitores que pouco sabem de Ciência, com uma linguagem correta cientificamente mas acessível.

Destaco nesta obra os seguintes capítulos, por englobarem uma parte histórica importante ligada à ciência: “Um gigantesco salto para a humanidade”, “A caneta do Dr. Einstein”, “O Big Bang, ou como tudo começou” e “As bolas de futebol moleculares”.

Aconselho vivamente a leitura desta obra!

Afonso Marques, 12.º CT3

“Aqueles que não se limitam a ficar extasiados perante a história da ciência, verificarão que este livro não é um livro de milagres, mas antes um livro que “acaba com os milagres”.”

Scientific and Medical Network

Comentários

Mensagens populares