nas páginas da história: lembrar o passado, pensar o presente e preparar o futuro


Dia Internacional dos Museus


O Dia Internacional dos Museus é comemorado todos os anos no dia 18 de maio. Este ano, as celebrações vão ser dedicadas  ao contributo dos espaços museológicos para promover uma sociedade sustentável. Assim, "Museus para uma sociedade sustentável" é o tema proposto pelo Conselho Internacional de Museus (sigla ICOM, em inglês), entidade esta  que propagandeia a iniciativa para as comemorações, instituída em 1997, tendo como  objetivo  fortalecer as relações  dos museus com a sociedade.




Neste dia vários museus têm entrada gratuita, promovem distintas atividades sendo possível visitar as suas obras  e exposições, como também participar nas atividades preparadas para celebrar o Dia Internacional dos Museus. Normalmente, também o horário de funcionamento dos museus é alargado para que  mais pessoas possam visitar os espaços museológicos do país.


Este ano, a Noite dos Museus, irá  acontecer a 16 de maio, na noite de sábado para domingo, e o Dia dos Museus, a 18 de maio, uma segunda-feira. Podes consultar todas as iniciativas do Dia Internacional dos Museus aqui.

Paulo Sá

Comentários

Mensagens populares