a ler...

... a propósito do dia 27 de janeiro.


Porque há memórias que a História teima em não apagar. E ainda bem!
Esta não é data para comemoração. É data de aprendizagem, de recusa de ideais de loucura, de compreensão e aceitação de diferenças.




Life in the Third Reich


Poucos temas históricos têm suscitado tanto o interesse em geral e estimulado a escrita e a leitura como o "Terceiro Reich". 
Os principais contornos da história da Alemanha nazi são bem conhecidas: a ascensão de Hitler, a destruição da democracia de Weimar, rearmamento, o lançamento da Segunda Guerra Mundial, a perseguição e o assassinato em massa dos judeus europeus, a derrota total do Reich alemão ... [tradução livre por Leonor Melo, daqui]





O livro, embora escrito em inglês, é de leitura fácil e  revela que a vida diária alemã  se encontrava envolvida numa complexa mistura de suborno e terror, de medo e concessões, de barbárie… e o apelo a valores morais convencionais apregoados pelos nazis para controlar a sociedade. Revela, ainda, aspetos menos conhecidos da vida do Terceiro Reich, como a vida da aldeia, o tratamento de "párias sociais" e própria visão retrospetiva dos alemães sobre este período da sua história.

Pode ser lido gratuitamente, em formato digital (smartphone, computador ou tablet) descarregando a aplicação livre aqui .

Porque a História tem destas coisas, é sempre bom lembrar... e Ler!

LCM

Comentários

Mensagens populares