Lembrar a professora Clara Póvoa


"As coisas vulgares que há na vida não deixam saudade", só as que nos marcam e deixam um pouco de si em nós.


Assim foi com a professora Clara que, com o seu jeito frágil, mas ao mesmo tempo determinado, vestiu a camisola da Escola Secundária de Cantanhede e da Biblioteca Escolar e as fez crescer ao longo dos anos. Foram tantos os momentos de aprendizagem, de trabalho e de mudança em que ela trabalhou a nosso lado, par a par connosco, que nos encorajou e nos fez desejar ser mais e melhor. Foram tantas as horas passadas nesta escola a lutar, para que hoje possamos usufruir do que os livros, as palavras e os conhecimentos nos podem trazer de bom.
E quando um dia o seu sorriso esmoreceu, não existiram livros, nem palavras, nem conhecimento que a fizessem continuar a sua luta diária, mas existiram os nossos sorrisos, os nossos abraços e os nossos afetos que levaram até ela o carinho de todos aqueles que um dia se cruzaram com a professora Clara na ESC e a certeza que nunca será esquecida.

Para além de uma coordenadora e de uma professora, ela foi uma amiga, uma companheira na estrada da vida.

"Há gente que fica na história/ Da história da gente", como a professora Clara ficou na minha, na desta escola, na de cada pessoa que por aqui passa, e recordá-la trará sempre um sorriso aos nossos rostos por termos tido o prazer de ter na nossa vida uma pessoa tão especial, porque "só as lembranças fazem sorrir" e deixam saudades.
Conceição Sacarrão


Comentários

Mensagens populares