Lembrar a professora Clara Póvoa

Cantanhede, 01-01-2014

Querida Clara,

Na sequência da homenagem que te vão fazer, pediram-me que, na qualidade de teu colaborador próximo, escrevesse alguma coisa sobre ti, para ser colocada no “blog” da biblioteca da nossa escola.

Passados dois anos do teu desaparecimento físico, ainda não me parece que tenhas morrido... Sabes, nós só morremos quando caímos no esquecimento daqueles com quem nos relacionámos, pessoal e profissionalmente, em vida. Eu tive o privilégio de ter sido teu amigo, além de colega de trabalho, e a impressão enorme com que me marcaste vai prevalecer em mim, provavelmente, até ao dia da minha própria morte... Como vês, Clara, os teus amigos mantêm-te viva, continuando a admirar e a reconhecer as tuas qualidades pessoais e profissionais.

Deram o teu nome à biblioteca que era a "menina dos teus olhos", da qual foste mais do que mãe. Lembro-me de todo o processo, porque fui testemunha e porque partilhaste comigo muitas inquietações desse “parto”... Eras uma pessoa de grande visão e, nos tempos pioneiros da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), trataste logo da integração da nossa Biblioteca Escolar (BE) na RBE. Nesse tempo não havia "Equipas da Biblioteca Escolar" e tu davas aulas como qualquer outro professor (talvez tivesses algumas horas de redução, mas nada que compensasse o esforço que despendias). Tiveste a humildade, outra qualidade que era uma das tuas características, de me pedires para colaborar contigo no desenvolvimento do projecto de candidatura à RBE... Coube-me a tarefa de desenvolver o projecto de arquitectura da biblioteca, que tinha que respeitar um programa específico, para uma escola da tipologia da nossa, que discuti contigo. Lembro-me que os incentivos financeiros decorrentes da entrada na RBE não cobriam as despesas totais do projecto e que conseguiste que o Bastardo, então  presidente do conselho directivo, disponibilizasse a verba em falta.

Depois da entrada na RBE,  formaste uma equipa para desenvolver o trabalho e as actividades da BE da nossa escola. Tinhas consciência de que a BE era uma realidade nova e que era preciso "partir muita pedra" até ter o necessário e merecido reconhecimento interno. Tiveste o mérito de teres desenvolvido o projecto da nossa BE de uma forma gradual e sustentada, que envolveu a criação de uma equipa, o contínuo desenvolvimento da colecção, a gradual ampliação e apetrechamento tecnológico, a interacção com a Biblioteca Municipal de Cantanhede (até conseguiste que o Município de Cantanhede comprasse o  "software" especializado que passámos a utilizar na BE) e a criação de uma rede concelhia de bibliotecas escolares. Tinhas consciência de que a formação especializada da equipa era fundamental para um trabalho cada vez mais profissional e eficaz. Deste o exemplo e fizeste uma pós graduação em Ciências Documentais e posteriormente um mestrado em Bibliotecas Escolares. Grande parte dos membros da equipa da BE seguiram-te o exemplo e fizeram diversas formações especializadas em áreas das ciências da informação e da documentação (eu comecei a licenciatura em Ciências da Informação e da Documentação, quando fazia parte da tua equipa da BE).

Lembro-me do Litério, outro dos presidentes do conselho directivo com quem trabalhaste, dizer, sobre a escola e a biblioteca, que parecia que era a biblioteca que tinha uma escola lá dentro, quando se referia à organização que dirigias...

Tu eras uma pessoa sabedora, mas de uma humildade avassaladora...
Chamávamos-te "generala", mas na equipa agias como um verdadeiro soldado, trabalhando ombro a ombro com os restantes membros do "poletão". Tu sabias que numa organização como a que dirigias, tem que haver um equilíbrio entre a eficácia e o prazer/felicidade na execução do trabalho a realizar. Claro que para ti os "papéis" eram necessários e importantes, mas ainda mais importante que os mesmos, era o resultado da nossa acção.

Lembro-me que "perfilhaste" a minha ideia da criação de um Boletim da Biblioteca, que foi exemplo, reconhecido pela RBE, de boas práticas, tendo passado a constar da página da Rede de Bibliotecas Escolares. Tinhas por hábito fazer acções de formação para os professores da ESC tomarem conhecimento da colecção e dos equipamentos electrónicos que a BE disponibilizava para utilização no espaço aula. Tu querias que a BE fosse cada vez melhor para tornar a ESC ainda melhor...

Tenho saudades de ti, Clara, de trabalhar contigo numa equipa fantástica, na qual por vezes havia tensões (peço-te desculpa por qualquer coisa que tenha feito!!!), mas onde a amizade imperava; todos os anos nos reuníamos, como  grupo de grandes amigos que éramos, para confraternizar, algumas vezes em tua casa, com a tua família...

O reconhecimento do teu trabalho e da tua dedicação é, na verdade, a verdadeira homenagem que te podemos prestar.

Beijinhos,


Zé Paixão

Nota: por solicitação do seu autor, este texto foi publicado sob as normas do anterior acordo ortográfico.



Comentários

Mensagens populares