nas páginas da história: lembrar o passado, pensar o presente

 dia 17 de janeiro de 1995 [aniversário da morte de Miguel Torga]


Adolfo Correia da Rocha, nasceu a 12 de Agosto de 1907 em São Martinho, Vila Real. Miguel Torga, o seu pseudónimo, foi um dos poetas e escritores portugueses mais influentes do século XX. 


Miguel Torga

A sua obra traduz a sua rebeldia contra injustiças e o seu inconformismo perante os abusos de poder, enquanto reflete a sua origem aldeã, a experiência médica e os anos que passou no Brasil.

Aos 27 anos cria o pseudónimo Miguel Torga. Miguel em homenagem a Miguel de Cervantes e Miguel de Unamuno. Torga é uma planta brava da montanha de flor branca, arroxeada ou cor de vinho.

Torga, também conhecida por urze.

Oriundo de uma família humilde, em 1918 foi mandado para o seminário de Lamego, onde estudou Português, Geografia, História, Latim e se familiarizou com textos sagrados. Em 1920, emigra para o Brasil, para trabalhar na fazenda de um tio em Minas Gerais.

Ao fim de quatro anos, ao aperceber-se da sua inteligência, o seu tio patrocina-lhe os estudos em Leopoldina. Lá, distingue-se entre os alunos. Em 1925, como recompensa pelo seu trabalho, o seu tio oferece-se para lhe pagar os estudos universitários em Coimbra, no curso de Medicina. Em 1928 entra para a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e publica o seu primeiro livro de poemas, Ansiedade.

Em 1929, deu início à colaboração na revista Presença, com o poema Altitudes. Em 1930 quebra a sua ligação com a revista Presença. Nesse ano publica o livro Rampa. Em 1931 lança Tributo e Pão Ázimo e em 1932 lança Abismo. Em colaboração com Branquinho da Fonseca, funda a revista Sinal, de curta duração. Em 1936 lança Manifesto em conjunto com Albano Nogueira. Nesse mesmo ano publica O Outro Livro de Job.

Um dos primeiros livros de Miguel Torga

Em 1933 conclui a licenciatura em Medicina, começando a exercer em terras transmontanas. De 1939 a 1942 exerce medicina em Leiria, onde escreve a maioria dos seus livros. Após o 25 de Abril, apoia a candidatura de Ramalho Eanes à presidência da República. Ao longo de seis décadas publicou mais de 50 livros e foi várias vezes indicado para o Prémio Nobel da Literatura.

Casou-se com Andrée Crabbé em 1940, uma estudante belga na Universidade de Coimbra. O casal teve um filha, Clara Rocha, nascida a 3 de Outubro de 1955.

Torga publicou o seu último trabalho em 1993, vindo a falecer de cancro em Janeiro de 1995. Ao lado da sua campa encontra-se uma torga, em sua honra.
Mafalda Alves 12º LH



Comentários

Mensagens populares