nas páginas da história: lembrar o passado, pensar o presente

dia 6 de janeiro [em 1973 publica-se pela primeira vez o jornal Expresso]




O semanário Expresso foi fundado a 6 de Janeiro de 1973. Inicialmente dirigido por Francisco Pinto Balsemão, o jornal aparece quando este decide investir num jornal próprio, tendo como modelo «os jornais ingleses de domingo de qualidade».

Francisco Pinto Balsemão, fundador do Expresso

Surge, então, a primeira versão do semanário Expresso em formato broadsheet com dois cadernos: o primeiro caderno de carácter mais noticioso, «com uma primeira página forte e secções bem definidas nas páginas interiores»; e o segundo, chamado Revista, «menos ligada ao dia a dia, convidando à reflexão e proporcionando entretenimento».

A primeira redação era chefiada por Augusto de Carvalho. A secção nacional estava ao encargo de José Manuel Teixeira. Fernando Ulrich (sob o pseudónimo de Vicente Marques) fazia a crónica bolsista. António Patrício Gouveia escrevia sobre economia, Álvaro Martins Lopes sobre notícias internacionais e Inácio Teigão sobre desporto.


Primeira edição do semanário Expresso

O primeiro número sai para a rua no dia 6 de janeiro de 1973. A tiragem ultrapassou os 60 mil exemplares, impressos na rotativa do Diário de Lisboa. Cada exemplar do jornal contava com 24 páginas e dois cadernos, ao preço de 5$00 (2,5 cêntimos a preço atual).
Já lá vão 41 anos de existência do semanário Expresso. O seu atual diretor é, desde janeiro de 2011, Ricardo Costa e o Expresso continua a ser considerado por muitos como o jornal de referência em Portugal.

Qual o perfil dos leitores do semanário Expresso? O jornal tem uma média de 585.400 leitores, sem que exista uma grande diferença em termos de género: 55% dos indivíduos são do sexo masculino e 45% do sexo feminino. Em termos etários, os leitores dominates situam-se na faixa etária entre os 25 e os 34 anos; os idosos são a faixa etária menos relevante.

Edição online do Expresso, a 6 de janeiro de 2014

O Expresso foi o primeiro jornal a publicar a edição impressa em versão HTML.
Daniela Taipina (12.º LH)

Páginas da Internet (consultadas em 02.01.2014):          
http://pt.wikipedia.org/wiki/Expresso_(Portugal)


Comentários

Mensagens populares