a ciência também é cultura

dia 29 de maio [energias alternativas, a propósito do dia mundial da energia]


                                                                               
A 29 de maio assinala-se anualmente o Dia Mundial da Energia, efeméride ambiental que pretende sensibilizar a população em geral e os líderes mundiais, para a importância de poupar energia e para a promoção das energias renováveis mais amigas do ambiente, em substituição das não renováveis e energias fósseis, altamente poluentes e prejudiciais para a própria vida na Terra.
Este dia foi criado em 1981 numa iniciativa da Direção Geral de Energia.
Esta comemoração tem por finalidade, também alertar sobre os impactos ambientais advindos da geração e a importância de preservar os recursos naturais.

                                                    


Nos tempos recentes, o acesso à energia continua a ser um meio importante para a existência humana, uma vez que é necessária para a satisfação das necessidades básicas, como também para a mobilidade e comunicações.
O aproveitamento das energias renováveis em alguns espaços rurais, poderá ser o motor necessário para a viabilidade económica dos mesmos.

                                                         


Uma fonte de energia é renovável quando não é possível estabelecer um fim temporal para a sua utilização. É o caso do calor emitido pelo sol, da existência do vento, das marés ou dos cursos de água.
O tema das energias renováveis é deveras abrangente, não só pela quantidade de novas energias alternativas, mas também devido às grandes aplicações e modos de utilização existentes.
Sendo as energias renováveis consideradas uma nova tecnologia a discussão em torno deste assunto é polémico.
Não se deve considerar e debater as vantagens e desvantagens das energias renováveis como um todo, mas sim conhecer as ramificações de cada tipo de energia renovável, assim como as suas particularidades.
As energias renováveis são virtualmente inesgotáveis, mas limitadas em termos da quantidade de energia que é possível extrair em cada momento.

Cada vez mais se defende a ideia de que um modelo energético sustentável tem de se basear nas energias sustentáveis, quer estejamos a falar no combate ao efeito de estufa, quer na redução da dependência de fontes energéticas externas.
As fontes de energia alternativa têm muito para oferecer a um país como o nosso, rico em recursos naturais renováveis, como o sol, o vento, as ondas, entre outros.






As preocupações ambientais têm necessariamente de ser uma exigência da humanidade. Temos de nos empenhar em preservar o meio que nos rodeia e em encontrar formas alternativas limpas e económicas de produzir energias. É esta a herança que devemos aos nossos filhos e gerações vindouras.

Em 2013 a produção de eletricidade a partir de fontes renováveis em Portugal foi responsável por 58,3% do total energia elétrica consumida, com um aumento de 20% em relação a 2012. Considerando apenas a produção nacional, a contribuição das renováveis cifrou-se no valor recorde de 61,7%.

"Devíamos olhar para as renováveis como uma fonte independente de energia e a Europa pode liderar isto"

                                                       


Quinta feira, dia 29 de maio pense que este pode ser o primeiro dia do resto da sua vida, para começar a ser um exemplo para os outros na poupança de energia, e olhe que não é assim tão difícil como parece.

                                                  


Neste âmbito municípios, por vezes com a colaboração de instituições como a DECO, escolas e agrupamentos de escolas comemoram este dia promovendo a realização de sessões de sensibilização ambiental.
Paula Neves

Referências bibliográficas:
Botelho, T. (2013, setembro 14). 3º Seminário Nacional de Energias Renováveis e Eficiência   Energética acontece no Rio em Outubro de 2013 [Imagem]. Em http://edifacoesverdes.blogspot.pt/2013/09/3-seminario-nacional-de-energias.html

Camara Municipal de Loulé (s/d). Dia Mundial da Energia (29 de maio). Disponível em http://www.cm-loule.pt/menu/729/dia-mundial-da-energia.aspx

Gonçalves, A.M. (2014, maio 23).Notícias- energias renováveis. Em http://www.apren.pt/noticias/detalhes.php?id=959

Quercus. (2014, janeiro 14). Portugal atingiu valor recorde do século na produção de eletricidade renovável e de emissões de CO2 evitadas. Em http://www.quercus.pt/comunicados/2014/janeiro/3297-portugal-atingiu-valor-recorde-do-seculo-na-producao-de-eletricidade-renovavel-e-de-emissoes-de-co2-evitadas

Magro, C. (s/d). A importância das energias renováveis para a sustentabilidade em espaço rural. Encontro de Educação Ambiental. Em http://www.aspea.org/19CeCarlosMagro.pdf

s/a (2012,maio 29). Dia Mundial da Energia: 29 de maio. Move. Veja em http://e-move.tv/noticias/dia-mundial-da-energia-comemora-se-esta-terca-feira

 s/a (2011,janeiro 22). Algumas imagens de energias renováveis. Em http://grupo5-energiasrenovaveis.blogspot.pt/2011/01/algumas-imagens-das-energias-renovaveis.html

s/a (2013, maio 29). 29 de maio – Dia mundial da Energia. Carmehil. Em   http://carmehil.wordpress.com/2013/05

s/a (s/d). Dia Mundial da energia. Jornal ”Piropo” Online. Em http://piropo.wordpress.com/category/dia-mundial/

s/a (s/d). Sobre As Energias Alternativas. Portal do ambiente e do cidadão. Veja em http://ambiente.maiadigital.pt/ambiente/energia/mais-informacao-1/sobre-as-energias-  alternativas

s/a (s/d). Energias alternativas. Em http://enalternativas.no.sapo.pt/

s/a (2010, março 5). Vantagens e desvantagens das energias renováveis. Portal Energias,  energias renováveis. Disponível em http://www.portal-energia.com/vantagens-e-desvantagens-das-energias-renovaveis/

Comentários

Mensagens populares