da Liberdade às promessas...

... Ser Livre é uma construção.


Livre não sou
Que nem a própria vida
Mo consente.
Mas a minha aguerrida
teimosia
é quebrar dia a dia um
grilhão da corrente.
         
  Miguel Torga

   O homem é, como os restantes animais, condicionado pela sua herança biológica. Mas, ao contrário dos restantes animais, que possuem uma natureza dada que lhes permite sobreviverem e adaptarem-se ao meio, a natureza humana é essencialmente cultural e as potencialidades que o homem herdou só se concretizam na interação com o meio humano. A natureza humana é assim, resultado de uma construção em que os aspetos biológicos e socioculturais se encontram indissociáveis, estando claramente presentes na expressão O homem é um ser bio-sócio-cultural.
   O condicionamento a que o homem está submetido, quer por parte da natureza, quer por parte da história, é pesado, mas não é total. Ao contrário dos restantes animais, o homem tem a possibilidade de decidir e de optar.
   O poeta, Miguel Torga, refere no seu poema o condicionamento natural, mas dá ênfase a uma vontade constante que o homem tem em quebrar as amarras, em construir a sua própria história. Faz-nos pensar no homem como um ser em construção, e portanto incompleto, que faz da vida um caminhar contínuo na procura do aperfeiçoamento de si.
Para o ser humano, o futuro não está completamente determinado, ele está em aberto e, como ser livre que é, o seu percurso é falível, errático; mas errar é humano e os erros não o condenam, servem de aprendizagem possibilitadora de deliberações mais acertadas que lhe permitem melhores opções.
   Ser livre não é fazer o que se quer, a liberdade de agir está sujeita a limitações que, se por um lado restringem a ação, por outro, permitem a liberdade de agir de outros homens. Apesar de inúmeros obstáculos que nos oprimem, ser livre é conseguir crescer, optando pelo bem, pelo melhor. Somos sempre os obreiros da nossa vida, os protagonistas da nossa existência e esta terá o valor que lhe conferirmos. 

Emília Larangeira



Comentários

Mensagens populares