Direito e trabalho

[a propósito do dia 1 de maio, dia do trabalhador]


Normalmente, a ausência de dor é apenas a condição física necessária para que o indivíduo sinta o mundo; somente quando o corpo não está irritado, e devido à irritação voltado para si mesmo, podem os sentidos do corpo funcionar normalmente e receber o que lhes é oferecido.
Arendt, H. (2001). A condição humana. Lisboa: Relógio d´Água, p. 137.

(…)
crateras escavadas
no espírito e através
das quais, incandescentes, as imagens
do mundo sobre ele próprio se derramam

como uma lava espessa, esses sentidos
que, como aéreos
estigmas, nos imprimem
na carne a cicatriz do céu, a indecisa
maneira de as imagens

do mundo se guindarem
mais alto do que a alma ou o alento
de quem dentro de nós
aviva a sua chama. O que nos sai
do coração vem a ferver.

(…)
«Nas tuas mãos começa o precipício».

Nava, L. M. (2002). Poesia completa 1978-1994. Lisboa: Publicações D. Quixote.

Na canção ideário do 25 de abril de 74, Sérgio Godinho cantava que só haveria liberdade a sério se houver a paz, o pão, saúde e educação e trabalho. O trabalho surge, assim, como um direito, constitucionalmente reconhecido. No reverso, o desempregado, o inativo, sente-se em falha, sente uma falta que urge ultrapassar.

O labor (a necessidade de alimentar e de prover ao copo) e o trabalho (a fabricação que se acrescenta ao mundo e que em parte o destrói, pela não restituição do que é retirado para produção) surgem-nos como uma imposição.

Um homem em luta com a natureza e consigo próprio. As muitas fotografias de Sebastião Salgado (economista de formação e fotógrafo de vocação) mostram-nos imagens do trabalho como uma realização dolorosa. Na luta pela sobrevivência ou contra os elementos, o trabalho é-nos retratado como algo de profundamente penoso, doloroso, que parece reduzir parte da humanidade, sem atendermos à cor da pela ou origem, a um estado de mineralidade.



Porque consideramos, então, o trabalho como um direito e, mais do que isso, um desejo?

Na sua luta com a natureza, o trabalho, entendido como fabricação, traduz o desejo do homem de vitória, de superação, de controlo das forças que o ultrapassam. Na sua luta consigo próprio, o trabalho traduz no homem a capacidade de desejo, de vontade e de inteligência em se superar. O produto do trabalho, pela sua durabilidade, impõe-se para lá da morte. O trabalho é, assim, parte constituinte do projeto que é o Homem.



Na sua luta com a natureza, o trabalho, entendido como labor, significa a possibilidade de sobrevivência, de satisfação das possibilidades básicas. Na sua luta consigo próprio, o trabalho significa o contacto e o reconhecimento do outro, a inserção na teia social sem a qual não há ação nem possibilidade de ser para além da morte.

Assim, e apesar do esforço e da tensão, o trabalho é um dos instrumentos de criação do projeto em que cada um, como humano, se procura ver reconhecido e, por isso, entendido como um direito.
Isabel Bernardo


Comentários

Mensagens populares