a ciência também é cultura

assinalar o dia mundial da ciência


“Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana, mas não estou seguro sobre o primeiro"
 Albert Einstein

A ciência nasceu como uma tentativa de se achar respostas para os questionamentos humanos. Mais do que capaz de satisfazer a curiosidade, mostrou-se gradualmente como uma verdadeira ocupação, inspirando trabalhos de vidas inteiras. Gradualmente a ciência permitiu-nos perceber que, por meio da observação e experimentação, era possível não só compreender o mundo que nos cerca, mas também a nós mesmos. Por sua vez, a relação entre ciência e tecnologia permitiu criar um sem número de meios que permitem melhorar a qualidade de vida dos seres humanos. Para muitos, a ciência e a tecnologia são indispensáveis para a manutenção do progresso.



O Fórum Mundial de Ciência 2013 é a maior e mais importante reunião internacional de cientistas e autoridades de áreas relacionadas à ciência, tecnologia e inovação e terá lugar no Rio de Janeiro, de 25 a 27 de novembro. Contará com a presença de mais de 600 líderes mundiais de mais de 120 países e terá como foco "Ciência para o Desenvolvimento Sustentável Global". O objetivo é promover o diálogo entre cientistas, governantes, líderes culturais e da indústria, entre outros, com o papel de conclamar diferentes atores a trabalharem em conjunto para a constituição de sociedades inclusivas e sustentáveis.

Nos últimos 15 anos, Portugal desenvolveu signitivamente a investigação em ciência com o aumento do investimento, quer público quer privado, tendo obtido bons resultados. Manuel Sobrinho Simões  é um dos cientistas mais conhecidos do país. Há quase 25 anos que o instituto que dirige, , e fundou, Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto , é uma referência na investigação do cancro em Portugal.

O Dia Nacional da Cultura Científica foi instituído para comemorar o aniversário do nascimento de Rómulo de Carvalho, notável professor de Física e Química, e divulgar o seu trabalho na promoção da cultura científica e no ensino da ciência. São várias as instituições que assinalam estes dia. Um deles é  Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra  que também assinala o aniversário do nascimento de Rómulo de Carvalho, patrono do Dia Nacional da Cultura Científica. 

A fim de despertar a curiosidade acerca do mundo que nos rodeia e criar um sentimento de admiração e interesse pela ciência, escolas e agrupamentos de escolas através da sua Biblioteca Escolar celebram este dia. 



Muitas bibliotecas de escolas e agrupamentos de escolas assinalam a efeméride promovendo, simultaneamente, a importância da descoberta e do conhecimento científico para o desenvolvimento da humanidade e da leitura. Também municípios através do departamento da cultura comemoram este dia.


Comentários

Mensagens populares