nas páginas da história: lembrar o passado, pensar o presente


Angola [independência e guerra civil]


Com a implantação da república em Portugal (1910), a colonização de Angola entrou numa nova fase de desenvolvimento económico. Com a incrementação da produção e exportação de produtos, como café e cana-de-açúcar, e o desenvolvimento da exploração petrolífera e dos minérios de ferro, este novo ciclo económico prolongou-se até 1972. Tal desenvolvimento atraiu inúmeros imigrantes. Em Portugal, a maioria dos emigrantes fixou-se em Angola.
Na década de 50, a questão da descolonização das colónias africanas é incluída no plano internacional, tornando-se uma questão incontornável. Em 1956 é publicado o primeiro manifesto do Movimento Popular de Libertação de Angola, conhecido por MPLA.
No início da década de 60, os movimentos de libertação MPLA, FNLA e UNITA, iniciam uma guerra contra o colonialismo português. Portugal, ditadura desde 1926, recusa-se a dialogar e leva a guerra ao limite (guerra colonial).
No entanto, com golpe de estado a 25 de abril de 1974 em Portugal, e um novo governo português, são abertas negociações com os 3 movimentos, para implementação de um regime democrático angolano.
      MPLA ou Movimento Popular de Libertação de Angola
      FNLA ou Frente Nacional de Libertação de Angola
      UNITA ou União Nacional para a Independência Total de Angola

Angola torna-se independente a 11 de Novembro de 1975, mas só após a uma guerra civil entre os 3 grupos nacionalistas, pelo controle do país e da capital, Luanda, em particular. Devido ao apoio de potências estrangeiras a estes grupos, o conflito teve uma dimensão internacional.

Assim, a 5 de outubro de 1975 desembarcaram em Angola soldados cubanos e armamento, organizados pela União Soviética, em apoio ao MPLA. Este controlava na altura Luanda e outras regiões costeiras. O MPLA garantiu assim o seu domínio neste conflito e veio, mais tarde a governar o país, apesar dos recorrentes acordos e confrontos com a UNITA.
No meio do caos da guerra, os portugueses de Angola, apelidados de “retornados”, foram trazidos para Portugal em pontes aéreas e marítimas (1974-1975), junto com os quais chegaram também os refugiados. Outros houve que chegaram ainda mais tarde.

Páginas eletrónicas consultadas entre 29.10.2013 e 4.11.2013:
Cassandra Souto Moniz, 12º LH

Comentários

Mensagens populares