nas páginas da história: lembrar o passado, pensar o presente

União Nacional [a propósito da tomada de posse dos dirigentes do partido único do salazarismo]



Criada ainda durante o período da ditadura nacional, a União Nacional foi anunciada ao país em 30 de julho de 1930,  através de um manifesto lido pelo presidente do Ministério, General Domingos de Oliveira, e por um discurso do Ministro das Finanças, Oliveira Salazar.



A União Nacional foi constituída para manter o regime político que se estabeleceu em Portugal com a aprovação da constituição de 1933. Era o único partido constituído legalmente e destinava-se a unir todos os Portugueses à sua volta.

Em 1934, no seu I Congresso, a União Nacional criaria os seus órgãos de direção, estabeleceria a  sua estrutura interna e definiria as suas normas de atuação futuras. Nesse mesmo ano, concorreu às eleições para a Assembleia Nacional em sistema de lista única, vindo a ter o Movimento de Unidade Democrática (MUD) como opositor somente nas eleições legislativas de 1945 e nas eleições presidenciais de 1949, nestas últimas com Norton de Matos como candidato da oposição contra o presidente Óscar Carmona. No entanto, em ambas as eleições, o MUD retirou-se por não conseguir preencher os requisitos de candidatura, concorrendo sem adversário a União Nacional.

A União Nacional era uma organização centralizada e ligada ao governo. Foi sempre dirigida pelo primeiro-ministro em exercício. Primeiro Salazar, e depois Marcello Caetano, ocuparam o cargo de presidente da Comissão Central.

Para além da centralização, o monopólio político era outra característica da União Nacional, não permitindo oposição política, visto que esta, a existir, era impossibilitada e perseguida.Manteve o monopólio da representação parlamentar até 1974, elegendo sempre a totalidade dos seus deputados e assegurou que todos os presidentes da República durante este período fossem aqueles que apoiavam. Marechal Óscar Carmona, eleito para quatro mandatos sucessivos, F. H. Craveiro Lopes, eleito para um mandato, e Américo Thomaz, eleito para três mandatos.

No último congresso da União Social, que ocorreu no início de 1970, foi reorganizada passando a ser denominada por Acção Nacional Popular.
Diogo Reigota 12º LH

Páginas da Internet consultadas entre 20 e 22.11.2013:               
http://www.slideshare.net/ruinobre/salazar-e-o-estado-novo
http://www.infopedia.pt/$uniao-nacional
http://pt.wikipedia.org/wiki/Uni%C3%A3o_Nacional

Comentários

Mensagens populares