a inustentável leveza dos ideais


dia 21 de novembro [dia internacional da Filosofia decretado pela UNESCO]




Em 2002 a UNESCO declarou dia Internacional da Filosofia a terceira quinta-feira de cada mês de novembro.


Defende a UNESCO que o saber e a reflexão filosóficos são fundamentais para o mundo de hoje. Nas palavras de Irina Bokova, Diretora Geral da UNESCO, proferidas em 2011:

A prática da filosofia é um processo que beneficia a sociedade como um todo. Ajuda a construir pontes entre pessoas e culturas e reforça a exigência de uma educação de qualidade para todos. A filosofia estimula o respeito pela diversidade cultural, pela troca de opiniões e pela partilha dos benefícios da ciência, que são as condições para o debate legítimo.

Na conceção da UNESCO, a filosofia é fundamental para a existência de um debate entre os povos e as culturas, um debate que se deve suportar na discussão racional de ideias, princípios e valores.

Em 2013, o tema do Dia Internacional da Filosofia é sociedades inclusivas, planeta sustentado. Partindo do pressuposto que o exercício da filosofia implica um pensamento livre, razoável e informado sobre os maiores problemas dos nossos tempos, as Nações Unidas incitam governos e a sociedade civil a organizar atividades sobre o tema geral deste ano.



Podes consultar aqui o programa deste ano da UNESCO para assinalar o dia e discutir o tema proposto.

Aqui podes encontrar um conjunto de atividades, desenvolvidas em todo o mundo, a propósito do dia Internacional da Filosofia. São ideias que podem estar na base de outras ideias.

Em Portugal, e com o apoio da UNESCO, a Universidade Católica tem um programa de comemoração do Dia Internacional da Filosofia que podes consultar aqui.

Na Biblioteca da tua escola podes encontrar vários livros que mostram a relevância da filosofia para uma construção de um pensamento crítico e pessoal, um pensamento que nos permite intervir ativamente no mundo.


De entre as várias obras disponíveis, sugerimos a leitura de Pense. Uma introdução à Filosofia, de Simon Blackburn e O que quer dizer tudo isto? Uma iniciação à Filosofia, de Thomas Nigel.
Peter Singer
Nos dias de hoje encontramos vários filósofos plenamente comprometidos em ações que podem mudar o mundo para melhor, nomeadamente ações de combate à pobreza. Um desses filósofos é Peter Singer, cujas obras podes encontrar na Biblioteca da Escola. Mas também podes assistir em vídeo a uma intervenção de Peter Singer sobre "as vidas que podemos salvar" com pequenos gestos de ajuda. Convidamos-te, assim, a analisar a página da organização The life you can save.


Discute com os teus amigos e colegas a importância da Filosofia para um mundo mais inclusivo.


Bibliografia:

Irina Bokova (2011). Mensagem da UNESCO sobre o Dia Mundial da Filosofia 2011. UNESCO. Obtido em http://www.unesco.org/new/pt em 20.11.2013.

UNESCO (2013). El tema de la celebración del Día Mundial de la Filosofía de 2013 es: «Sociedades Inclusivas, Planeta Sostenible». UNESCO. Obtido em  http://www.unesco.org/new/pt em 20.11.2013.

Comentários

Mensagens populares