A insustentável leveza dos ideais

dia 18 de dezembro [dia internacional da pessoa migrante]


Dia 18 de dezembro é o Dia Internacional da Pessoa Migrante. Este dia foi determinado pela Assembleia Geral da ONU no ano 2000.

Partindo do facto de que as migrações sempre existiram na história da humanidade, os objetivos da Organização das Nações Unidas é o de valorizar as pessoas migrantes, alterando a perceção negativa que, com frequência, acompanha o fenómeno migrante.



Segundo os dados mais recentes das Nações Unidas, existem hoje cerca de 232 milhões de migrantes, os quais são considerados os principais embaixadores culturais do mundo ao transpor fronteiras com novas informações e diferentes formas de ver o mundo. O grande desafio dos países que recebem os migrantes é o de conseguirem um equilíbrio entre o respeito e a integração da diferença, sem perderem a sua própria identidade. Além disso, há dados que suportam, segundo a ONU, a importância da migração para o desenvolvimento económico, para a transferência de tecnologia e de competências.


Porém, as razões dominantes da migração no mundo estão ainda associadas à pobreza, à ausência de trabalho nos países de origem, aos conflitos bélicos e às perseguições raciais e políticas.

Campo de refugiados no Quénia
Os refugiados políticos amontoam-se, muitas vezes durante anos, em campos refugiados, sem condições mínimas. A pobreza crónica e a ausência de perspetivas tornam os migrantes em grupos de risco para a exploração laboral e o tráfico humano. O desespero leva milhares de pessoas a arriscarem as suas vidas para chegarem à Europa ou entrarem nos EUA.

Linha da morte, na fronteira entre o México e os EUA


Migrantes à procura de entrar na Europa através da Ilha de Lampedusa

Com vista à melhoria da vida dos migrantes em todo o mundo, as Nações Unidas organizou um convénio de alto nível, a 3 e 4 de outubro de 2013, no qual foi estabelecida uma agenda de oito pontos que definiu as linhas de ação a ter em consideração no trabalho migrante. Consulte essa agenda aqui.

Para obter mais informações sobre a situação atual dos migrantes, pode ler aqui um relatório as Nações Unidas .

Também em Portugal o dia Internacional da Pessoa Migrante tem sido assinalado. Na página web da TSF é possível ouvir em podcast um programa realizado a propósito do tema.

Bibliografia
Assembleia Geral das Nações Unidas (2013). High-level meetings of the 68th Session of the General Assembly. 3-4 October 2013 - High-level Dialogue on International Migration and Development: "Making Migration Work". Obtido em http://www.un.org/en/ga/68/meetings/migration/ a 14.12.2013.

Centro Regional de Informação das Nações Unidas (2012). Dia Internacional dos Migrantes, 18 de Dezembro: a dignidade não tem nacionalidade. Obtido em http://www.unric.org/pt/actualidade/30776-dia-internacional-dos-migrantes-18-de-dezembro-a-dignidade-nao-tem-nacionalidade- a 14.12.2013.

UNESCO (2012). 18 de diciembre: dia internacional de la persona migrante. Obtido em http://www.unesco-heritage.org/cultura/cultura/programas/624-18-de-diciembre-dia-internacional-de-la-persona-migrante.html  a 14.12.2013.

Comentários

Mensagens populares