A insustentável leveza dos ideais

dia 20 de dezembro [dia Internacional da Solidariedade Humana]



Em 2005, as Nações Unidas, por ocasião da celebração da primeira década para a erradicação da pobreza (1997-2006), instituiu o dia 20 de dezembro como o dia da solidariedade humana.


A celebração da data tem como objetivo destacar a importância da ação coletiva para superar os problemas mundiais e alcançar os objetivos mundiais de desenvolvimento, de forma a construir um mundo melhor e mais seguro para todos.

Nas palavras de Secretário-Geral Ban Ki-moon em 2012:

Podemos atingir os nossos objetivos partilhados se as pessoas puderem participar na formulação e implementação de planos, políticas e programas concebidos para desenhar o nosso futuro comum. Os compromissos, se não forem acompanhados pela capacitação, são palavras sem significado.
As Nações Unidas procuram intervir à escala mundial, desenvolvendo múltiplas ações para combater a pobreza, a descriminação de mulheres e crianças, conforme se pode ver aqui.



Em Portugal, muitas são as organizações não governamentais e as IPSS (Instituições Particulares de Solidariedade Social) que desenvolvem programas de apoio a crianças órfãs, mulheres vítimas de maus tratos, idosos sem capacidade financeira, doentes com necessidade de cuidados prolongados, pessoas vítimias de descriminaçãos social e  pessoas desempregadas sem qualquer fonte de rendimento. Dois dos exemplos mais mediáticos são o Banco AlimentarContra a Fome e a AMI.





Nesta, como em muitas outras instituições, podemos participar ativamente com o nosso tempo, as nossas capacidades ou apenas com uma pequena ajuda dos nosso recursos.

Veja como pode participar na plataforma Doar Para Um Mundo Melhor.


Bibliografia
Centro Regional de Informação das Nações Unidas (2012). Dia Internacional da Solidariedade Humana: procurar uma parceria global para a construção da prosperidade. http://www.onu.fr/pt/actualidade/31006-dia-internacional-da-solidariedade-humana-procurar-uma-parceria-global-para-a-construcao-da-prosperidade a 14.12.2013.


Comentários

Mensagens populares